Serviços serão

Podem concorrer pessoas físicas e jurídicas atuantes há pelo menos um ano no mercado

A empresa júnior Colucci Consultoria Jurídica Júnior, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com edital aberto para seleção de uma iniciativa empreendedora interessada em receber assessoria jurídica pro bono, ou seja, sem qualquer curso para a organização beneficiada. A oportunidade é aberta a qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente do grau de desenvolvimento e de formalização como tal, uma vez que esse procedimento é um das demandas que pode ser solicitada pela selecionada, sendo necessário apenas ter, no mínimo, um ano de atuação no mercado.

O diretor-presidente da Colucci e estudante do quinto período diurno do Bacharelado em Direito, André Paulo Gabriel, explica que essa prática de responsabilidade social é muito comum na advocacia em geral e, por isso, foi incorporada às atividades da empresa júnior. “Já beneficiamos ao longo dos últimos anos instituições como o Instituto Aviva, o núcleo juiz-forano dos Engenheiros Sem Fronteiras e a União de Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf). Para este semestre, procuramos atingir o público empreendedor de Minas Gerais, a fim de promover a cultura de prevenção e de segurança jurídica, que nem sempre é a prioridade de investimento dos empreendimentos que estão se desenvolvendo”, aponta.

Para participar, os interessados devem realizar uma inscrição, por meio de formulário on-line, apresentando seu negócio, como se dá a atuação dele e suas principais demandas jurídicas principais no momento. A seleção será feita por meio da análise das propostas por uma comissão formada por integrantes da Colucci. “Serão levados em consideração critérios como a abrangência dos serviços solicitados; a motivação da inscrição, justificada no formulário; o nível de estruturação do empreendimento e a expectativa de impacto da assessoria jurídica ao empreendimento. Informações complementares poderão ser solicitadas aos participantes”, esclarece Gabriel.

Responsabilidade social
O resultado do análise será divulgado na página da Colucci no Facebook, no perfil da empresa no Instagram e diretamente com o representante do empreendimento selecionado, por telefone ou e-mail informado durante o processo de seleção. Ainda de acordo com o diretor-presidente da empresa júnior, “a realização do Edital Pro Bono impacta diretamente na formação profissional dos estudantes, e visa aproximar a experiência no Movimento Empresa Júnior (MEJ) da vivência de uma advocacia com propósito, além de ampliar a responsabilidade social dos envolvidos”.

Já para a população, segundo Gabriel, o acesso à prevenção e à segurança jurídica facilitado é um fortalecedor das iniciativas empreendedoras que diminui os riscos de seu desenvolvimento. “Hoje sabemos que uma boa assessoria jurídica para a criação de uma sociedade, por exemplo, é capaz de impactar diretamente a duração dela, o próprio sucesso do negócio. Ainda assim, a assessoria jurídica nem sempre é a prioridade de investimento. Com isso, acredito que o acesso a esse serviço gratuitamente seja um meio não só de fortalecer um empreendimento, mas em especial um empreendimento que não teria acesso a essa vantagem sem essa oportunidade”, conclui.

Outras informações:
(32) 3215-5654 / contato@coluccijr.com.br (Colucci Consultoria Jurídica Jr.)