Em sessão especial, os servidores da UFJF puderam visitar o planetário antes da inauguração oficial. (Foto: Gustavo Tempone)

Em sessão especial, servidores da UFJF visitaram o planetário antes da inauguração oficial. (Foto: Gustavo Tempone)

Imagine aprender sobre constelações do nosso céu e os mitos gregos que dão nome à algumas delas em uma experiência imersiva no maior Planetário de Minas Gerais. Imaginou? Essa foi a experiência de servidores públicos e seus familiares em uma sessão do Planetário especial que a UFJF organizou para os seus servidores. A abertura ao público ocorre no dia 20 de março e já é possível agendar visitas individuais e para grupos interessados pelo site.

A exibição “Astronomitos” voltada ao público infantil, combinou exposição e contação de histórias em um formato didático revelando o que são esses aglomerados estelares e porque recebem nomes relacionados à Mitologia Grega e suas criaturas, além de desvendar a formação dos buracos negros e a projeção do que ocorrerá com nosso Sol nos próximos cinco bilhões de anos em uma produção que cativou o público. Sentados em suas poltronas reclináveis, todos puderam sentir um pouco da sensação de viajar para bilhões de anos-luz de distância da Terra.

“Acho que a experiência de hoje com as crianças foi incrível, houve momentos em que a carinha delas chamava mais atenção do que a apresentação. Esse deslumbramento foi algo muito bonito de ver”, relata a professora da Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária, Aline Sarmento, sobre sua experiência com a filha Letícia, de 8 anos, que se encantou com as imagens do nosso planeta. “Gostei muito de ver a terra. Minha mãe já tinha me mostrado como é, mas hoje foi muito mais legal”.

Gabriela, de 10 anos, filha da servidora Emeline Franklin, também se empolgou com a exibição e conta que descobriu ainda mais coisas sobre nosso Universo e os mitos gregos. “Eu achei muito interessante e aprendi bastante. Conheci mais mitos, lendas e gostei de tudo porque sou muito curiosa. ”