Novo prédio foi inaugurado nesta quinta-feira, 15 (Foto:  Alexandre Dornelas)

Solenidade de inauguração aconteceu nesta quinta-feira, 15 (Foto: Alexandre Dornelas)

O novo prédio da Faculdade de Comunicação Social (Facom) foi inaugurado nesta quinta-feira, 15, em um momento simbólico: 60 anos depois da criação da graduação em Jornalismo na Universidade de Juiz de Fora (UFJF), em 1958. Na época, o curso foi vinculado à então Faculdade de Filosofia e Letras e, posteriormente, à Faculdade de Direito. A formação de uma unidade acadêmica independente aconteceu mais de 30 anos depois, em 1990 — e o maior responsável pela sua criação, o primeiro diretor da Facom e professor emérito da UFJF, Adilson Zappa (1940-2018), foi lembrado e homenageado na inauguração do novo edifício, que recebeu o seu nome.

Professor da Facom por 42 anos, José Luiz Ribeiro homenageou Adilson Zappa ao lado de suas familiares (Foto: Alexandre Dornelas)

Professor da Facom por 42 anos, José Luiz Ribeiro homenageou Adilson Zappa ao lado de seus familiares (Foto: Alexandre Dornelas)

“Olho este prédio, um espanto de grandiosidade, e penso: se na nossa antiga casa conseguimos formar tantas estrelas, nossa responsabilidade aumenta aqui”, afirmou o jornalista e dramaturgo José Luiz Ribeiro. Professor da Facom por 42 anos, Ribeiro também homenageou Zappa em seu discurso, se dirigindo aos seus familiares presentes. O professor Álvaro Americano, que falou em nome da comunidade acadêmica, definiu: “As coisas são isso: coisas. As pessoas que valem a pena. São elas que emocionam.  E, agora, nós temos que devolver à sociedade todo o investimento que fazem em nós. Hoje, tenho mais esperança em um futuro melhor e em uma profissão mais bem exercida.”

Potencial transformador
O reitor da UFJF, Marcus David, se pronunciou no evento de inauguração afirmando acreditar firmemente no potencial, não apenas das novas instalações, mas também dos docentes, estudantes e funcionários que habitam o prédio. “Não tenho dúvidas de que a Facom se desenvolverá ainda mais em pesquisa, ensino e extensão. Conseguirmos apresentar um patrimônio como esta estrutura é, também, uma forma de resistir às tentativas de desmonte que as universidades públicas vêm sofrendo. São em locais como este que habita o potencial de transformar a sociedade.”

Prédio recebeu o nome do professor emérito Adilson Zappa; solenidade de inauguração relembrou figuras marcantes da Facom (Foto: Alexandre Dornelas)

Ao longo da inauguração, figuras marcantes da Facom foram lembradas (Foto: Alexandre Dornelas)

O diretor da Imagem Institucional da UFJF e decano da Facom, Márcio Guerra, guiou a cerimônia, destacou a importância da entrega da obra e citou profissionais marcantes que passaram pelo curso. “Vivemos um momento de alegria e pensamos em pessoas que, certamente, inspiraram todos nós, trabalharam muito e sonharam com este prédio. Tenho muito orgulho do compromisso que foi cumprido aqui hoje.”

“Conseguimos atravessar um período conturbado para trazer esse projeto à vida”, relatou o diretor da Facom, Jorge Felz (Foto: Alexandre Dornelas)

“Conseguimos atravessar um período conturbado para trazer esse projeto à vida”, relatou o diretor da Facom, Jorge Felz (Foto: Alexandre Dornelas)

Conquista histórica
“Conseguimos atravessar um período conturbado para trazer esse projeto à vida”, relatou o diretor da Facom, Jorge Felz. “A educação não é uma mercadoria; ela precisa ser um direito, não um privilégio. O que vemos aqui, neste prédio, é um investimento social. É um local que atende perfeitamente os projetos e os cursos aqui sediados. Estipulo, por exemplo, que não existirá a necessidade de intervenção nesta estrutura por cerca de 30 a 40 anos.”

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom), Gabriela Borges, demonstrou otimismo em relação à nova fase iniciada com a inauguração do prédio. “Passamos por um momento de reestruturação de currículo, estabelecimento de novas linhas de pesquisa e uma mudança para uma instalação ainda mais ampla, que nos deixa próximos aos nossos alunos e à faculdade da qual fazemos parte.” Para a pesquisadora, outra possibilidade que se fortalece com a nova estrutura é o projeto para a criação do doutorado no PPGCom.

Outro pesquisador da Facom, Paulo Roberto Leal, define: “é uma conquista histórica. O antigo prédio já não acomodava mais o crescimento e os desafios dos nossos membros e, neste novo prédio, nossas condições serão potencializadas. O próprio edifício já se relaciona mais com o espírito e a alma da Facom — solar, aberto, propício para a convivência.”

Medalha JK e primeira aula magna

A ex-aluna da UFJF, Raquel Paiva, recebeu a Medalha JK e ministrou a primeira aula magna no prédio (Foto: Alexandre Dornelas)

A ex-aluna da UFJF, Raquel Paiva, recebeu a Medalha JK e ministrou a primeira aula magna no prédio (Foto: Alexandre Dornelas)

A ex-aluna da Facom e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raquel Paiva, recebeu pessoalmente a maior honraria concedida pela UFJF, a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira. A indicação dos agraciados é feita pelas 19 unidades acadêmicas da UFJF, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, e pela Administração Superior. Após a homenagem e a solenidade de inauguração, a professora ministrou a primeira aula magna no novo prédio, sobre o tema “Cartografia do comum: narrativas possíveis da cidade e do jornalismo”.

Outras informações: (32) 2102-3601 / 3602 (Faculdade de Comunicação)
UFJF inaugura novo prédio da Faculdade de Comunicação