Fernanda Mazzoni: “Pretendemos, a cada dois ou três meses, realizar eventos neste formato" (Foto: Twin Alvarenga)

Fernanda Mazzoni: “Pretendemos, a cada dois ou três meses, realizar eventos neste formato” (Foto: Twin Alvarenga)

Técnico-administrativas em educação e estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participaram nesta quarta-feira, dia 7, do evento “Mulher Todo Dia”. A atividade, organizada pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe), celebrou o Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março.

Na Praça Cívica,  durante toda a manhã, foram realizadas práticas de relaxamento, harmonização e movimentação por meio da dança, além de roda de conversa, com mediação de profissionais da saúde, sobre qualidade de vida, bem-estar e climatério.

A coordenadora de Saúde, Segurança e Bem-Estar da UFJF, Renata Faria, explica que a intenção foi promover uma ação vivencial da saúde.  “Esse evento integra as ações do Pró-Vida, que é o programa para qualidade de vida no trabalho, cujo objetivo é implementar, monitorar e avaliar projetos de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, com foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho dos servidores da UFJF. Hoje a ação foi exclusivamente voltada às mulheres, visando  oferecer espaço de acolhimento num evento vivencial da saúde, numa atividade diferenciada.”

A enfermeira da Cossbe, Fernanda Mazzoni, destacou que o setor pretende tornar frequentes atividades do gênero. “Pretendemos, a cada dois ou três meses, realizar eventos neste formato usado hoje, que é o círculo de mulheres. A intenção é resgatar a essência feminina e suas especificidades, como a coragem e o orgulho de ser mulher.”

As estudantes de Medicina e Enfermagem na UFJF, Clara Ferrari e Camila Moura, respectivamente, conferiram e aprovaram a iniciativa. “Integramos um projeto de extensão multidisciplinar que trabalha a temática da saúde da mulher. Então, fomos convidadas a participar do evento da Cossbe. É a primeira vez que participo de uma atividade neste formato”, afirma Clara.

A iniciativa também foi inédita para Camila. “Eu nunca tinha participado de um círculo de mulheres. Conheço a técnica de outras experiências fora da Universidade apenas. É uma proposta diferente. Esse tipo de atividade é muito interessante para integrar as mulheres da comunidade universitária. É muito bacana a proposta!”

Para viabilizar o evento realizado nesta quarta-feira,  a Cossbe contou com os seguintes parceiros e colaboradores: Programa de Extensão Promoção da Saúde das Mulheres (Prosam); Ricardo Vital (Vital Hair Coiffure); Rose Chagas (fotógrafa); Canto de Gaia (Chá com Yoga); Eduarda Freitas (psicóloga); Maria Angélica Abdalla (acupuntura); e Suzana Assis (Dança Circular JF).

Outras informações: (32) 2102-3928/ 3908 (Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar)