Mariane Martins: "Quero trazer para a UFJF tudo o que eu puder aprender e compartilhar esse conhecimento” (Foto: Twin Alvarenga)

Mariane Martins: “Quero trazer para a UFJF tudo o que eu puder aprender, além de compartilhar o conhecimento” (Foto: Twin Alvarenga)

O programa de estágios acadêmicos Unigou (Programa de Estágio Acadêmico para universitários brasileiros em departamentos científicos de universidades tchecas), promovido pelo Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica (Incbac) seleciou, pela primeira vez, uma estudante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para participar do desenvolvimento de um projeto de iniciação científica na República Tcheca. A escolhida foi a aluna do 7º período noturno do bacharelado em Engenharia Elétrica – Habilitação em Energia – Mariane Ferreira Martins, que embarca nesta quinta-feira, 7, para Brno, na região sudeste do país europeu. A cidade é sede da Brno University of Technology, maior universidade tcheca de engenharia e onde a estudante realizará as atividades do projeto.

Segundo Mariane, o interesse em participar do programa derivou, dentre outros motivos, da possibilidade de escolher a área do conhecimento onde iria atuar. “Você escolhe três projetos de uma lista disponibilizada pelo Instituto e envia sua ficha de interesse junto com uma carta de motivação, dando início ao processo seletivo”, relata Mariane. “Eu me candidatei em outubro do ano passado e passei por quatro fases de seleção, sendo as duas primeiras realizadas pelo próprio pessoal do Incbac que constou de análise de currículo e entrevista em inglês, via Skype. Como fui aprovada nas duas, fui direcionada para os professores orientadores dos projetos que eu havia escolhido e que analisaram meu currículo e carta de motivação”.

A estudante explica que o resultado foi divulgado no final de novembro e que a maioria dos alunos que participam da iniciativa são de universidades como USP, Unicamp e UnB. “Ser a primeira aluna à levar o nome da UFJF é uma grande responsabilidade, o que me faz querer trazer para a instituição o que eu puder aprender, além de compartilhar esse conhecimento e formar uma ponte entre nós e a Brno University of Technology”.

Experiência transformadora

As atividades do intercâmbio serão desempenhadas por Mariane durante três meses, em laboratório, de segunda a sexta-feira e nos turnos da manhã e da tarde. “Vou estudar assuntos como o sistema de distribuição europeu, suas normas, qualidade de energia e seus índices e medidores inteligentes. Mas espero aprender, principalmente, sobre o tema da pesquisa que é ‘Voltage Quality Index for future distribution systems and Voltage Quality benchmarking employing Smart Meter’, um conhecimento muito relevante para a engenharia elétrica no Brasil”, conclui.

Outras informações: incbac@incbac.org (Instituto Tcheco-Brasileiro para Cooperação Acadêmica)