O responsável pelo Intercâmbio Outgoing da DRI, Thiago Coelli, e a diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert orientaram os intercambistas (Foto: Twin Alvarenga)

Mais de 70 graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – selecionados para  o Programa de Intercâmbio Internacional (PIIGrad) – participaram de reunião na manhã desta terça-feira, dia 6, para definir quais disciplinas pretendem cursar no exterior. A atividade, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), no Anfiteatro das Pró-Reitorias, deu início à quarta etapa do processo seletivo do  Edital 2018.

“Depois da aprovação nas três primeiras etapas, é hora de os graduandos definirem quais disciplinas pretendem cursar nas universidades parceiras da UFJF, apontadas, por eles, como as instituições preferenciais de destino para o intercâmbio estudantil. Hoje os selecionados fazem essa indicação e, em seguida, a DRI encaminha as solicitações de candidatura  às universidades estrangeiras. A nossa expectativa é que as instituições nos respondam sobre as solicitações até julho, de modo que os alunos iniciem os estudos em agosto”, explica o responsável pelo Intercâmbio Outgoing da DRI, Thiago Coelli.

O estudante da Faculdade de Letras da UFJF, Vinícius Moraes Tiago, 23 anos,  candidatou-se ao estudo do latim na Universidade de Passau, na Alemanha. “Além de estudar a língua latina, vou ter a oportunidade de conhecer outra cultura e, principalmente, outro sistema de ensino. Na Alemanha, as avaliações ocorrem apenas no fim de cada curso. É bem diferente do sistema adotado no Brasil.”

Também aluna da Letras, Keydmann Santana, 22, pretende estudar dois idiomas, inglês e coreano, na Hankuk University of Foreign Studies, na Coreia do Sul. “Estou muito feliz com essa oportunidade, porque irá acrescentar muito aos meus estudos e carreira profissional. Eu tenho fascínio pela Coreia. Tenho também amigos coreanos que fizeram disciplinas aqui, na UFJF.”

Já a aluna do curso de Rádio, TV e Internet, Luiza Nascimento, 19, almeja cursar francês, na Universidade de Paris 13. “Só consigo pensar no intercâmbio! É um sonho de infância estudar e viver na França.”

Luiza, Vinícius, Luís Henrique e Keydmann embarcam ainda este ano (Foto: Twin Alvarenga)

Sonho que o graduando em Ciência da Computação,  Luís Henrique Ribeiro, 20, também está a alguns meses de concretizar. “É uma realização muito grande. Estou ansioso e muito feliz ao mesmo tempo. Vou estudar computação, no próximo semestre, na Universidade de Passau na Alemanha. Receberei uma bolsa de estudos da UFJF. É resultado de muito esforço e foco nos estudos.”

Internacionalização

A diretora de Relações Internacionais, Bárbara Daibert, destaca que a UFJF é uma das únicas instituições no país a ofertar bolsas para intercâmbio internacional de graduação com regras publicizadas em edital.

“Preferencialmente, as 20 bolsas de estudo são destinadas aos estudantes em condição socioeconômica mais vulnerável. É tudo feito com muita transparência, com edital. É uma política que demonstra a preocupação da UFJF com a internacionalização já na graduação. Com o fim do Ciências sem Fronteiras, em muitas universidades essa possibilidade não existe mais.”

Bárbara ressalta, ainda, a relevância da internacionalização para a Universidade. “Quando o aluno de graduação tem a experiência de intercâmbio internacional, ele muitas vezes já está desenvolvendo uma pesquisa. Então, esse estudante terá contato com um professor de fora do país e pode aproveitar esse conhecimento num curso de mestrado, por exemplo. É muito importante para os alunos e também o feedback  que acontece para a Universidade. Você aquece os acordos, ativa as parcerias.”

A diretora dá algumas dicas para quem pretende participar do próximo processo seletivo. “É importante frisar que o aluno que pretende fazer intercâmbio precisa se preparar com antecedência, bem antes da publicação do edital. Quando o edital é publicado, há várias solicitações como, por exemplo, exame de proficiência, etc. O estudante que se interessar deve logo visitar  o site da DRI, procurar a Diretoria pessoalmente o quanto antes, para se preparar com tempo mais amplo para esse processo.”

Estudantes comemoram aprovação para intercâmbio

Outras informações: (32) 2102-3389 ou 2102-3947 (Diretoria de Relações Internacionais )