Administração Superior e atrações artísticas marcaram evento aos calouros (Foto: Twin Alvarenga)

Para marcar o início do primeiro semestre letivo de 2018, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu calouros e veteranos dos cursos de graduação nesta terça-feira, dia 6, às 17h, na Praça Cívica. A atividade é uma oportunidade para a integração dos discentes e, sobretudo, para que os quase três mil estudantes novatos possam tirar dúvidas e conhecer a instituição.

A recepção de boas-vindas contou com tradução para libras (Língua Brasileira de Sinais) e teve a presença do reitor, Marcus Vinicius David; da vice-reitora, Girlene Silva; dos demais integrantes da Administração Superior da UFJF; e de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).  A apresentação do evento foi comandada pela drag queen Femmenino e os estudantes puderam conferir um vídeo institucional da UFJF e as músicas do Grupo de Tambor Mineiro Ingoma. Os calouros foram também presenteados com canecas com logo da Universidade.

“Desafio para além da sala de aula”

Reitor Marcus David e vice-reitora Girlene Silva apresentaram a UFJF aos novos estudantes de graduação (Foto: Twin Alvarenga)

O reitor Marcus Vinícius David parabenizou os novos acadêmicos pelo ingresso na Universidade e salientou que a graduação é um desafio para além da sala de aula e  do desenvolvimento de habilidades e competências profissionais.

“É momento também de desenvolver princípios e valores, como o reconhecimento da importância da coletividade. As instituições federais de ensino superior são um patrimônio do Brasil, porque formam pessoas que vão transformar a sociedade. As universidades públicas podem fazer a grande transformação do país, quando recebem estudantes que não teriam outra possibilidade de acesso ao ensino superior, quando atuam junto aos movimentos sociais. A sociedade brasileira paga pela estrutura da universidade pública e espera que vocês se dediquem”.

O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, ressaltou a importância da recepção para o acolhimento dos novos estudantes.“É um momento de apresentar aos alunos o que a UFJF tem para tornar o mundo melhor: a possibilidade de formar bem para a vida profissional e para a sociedade. Vivenciar a diversidade, a inclusão, o acolhimento, isso tudo faz parte do que os estudantes terão oportunidade de aprender”.

Movimento estudantil

Três representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ana Emília Carvalho, Gabriel Martins e Victor Victor, enfatizaram a relevância histórica do movimento estudantil e a importância da participação dos discentes nas atividades do órgão representativo.

“É fundamental que o DCE seja atuante na defesa da educação pública e de qualidade. Vivemos um momento de ataques às instituições federais de ensino, com a aprovação do teto de gastos públicos, com o corte no repasse de verbas, dentre outras medidas. É muito importante a participação de todos vocês na defesa da UFJF, atuando nos diretórios e centros acadêmicos, no movimento estudantil”, afirmou a coordenadora executiva do DCE, Ana Emília.

Expectativa estudantil

Ravenna Gonçalves, caloura: "Essa recepção está sendo muito interessante, para conhecer a UFJF. É tudo novidade neste momento” (Foto: Twin Alvarenga)

Ravenna Gonçalves, caloura: “Essa recepção está sendo muito interessante, para conhecer a UFJF. É tudo novidade neste momento” (Foto: Twin Alvarenga)

Caloura do Bacharelado em Ciências Humanas, Ravenna Ferreira Gonçalves, 18 anos, assistiu às atividades atentamente. Natural de Cataguases, a estudante mudou-se para Juiz de Fora esta semana e, além da nova rotina acadêmica, está adaptando-se à nova rotina sem a presença da família. “Começar um curso na universidade representa vários desafios ao mesmo tempo. Essa recepção está sendo muito interessante, para conhecer a UFJF. É tudo novidade neste momento”.

A avaliação é compartilhada pelo calouro do curso de Química, Felipe Modesto, 18. “Eu estou achando o máximo saber todas essas informações aqui. Espero que esta nova etapa seja muito produtiva. Espero, também, não ser reprovado em cálculo”, brincou, referindo-se a uma das disciplinas que irá cursar na UFJF.

A veterana de Educação Física, Larissa Honorato, 19, também aproveitou as atrações da recepção aos calouros. “Entrei na UFJF pela reclassificação. Assim, não vim à recepção, porque já tinha acontecido. Hoje fiz questão de vir para conhecer os calouros e participar desse movimento todo, que é muito importante.”

Neste semestre letivo, a UFJF recebeu aproximadamente  2.757 calouros, sendo 2.317 em Juiz de Fora e 440 em Governador Valadares. Ao todo, nos dois campi, a instituição tem cerca de 20 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.

Outras informações: (32) 2102-3966 ou cerimonial@ufjf.edu.br