A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dá boas vindas a 30 professores visitantes — entre estes, nove estrangeiros. ​Selecionados para reforçar a qualidade de ensino dos programas de pós-graduação, os docentes são aptos para ministrar aulas, orientar estudantes, elaborar projetos de captação de recursos (tanto em agências nacionais, quanto internacionais), além de também representar a expansão da universidade em suas atividades de internacionalização. Uma recepção para os pesquisadores será realizada nesta quarta-feira, 7, às 16h30, no Anfiteatro 3 do Centro de Ciências, com a presença do reitor da UFJF, Marcus David.

Para reitor da UFJF, esta ação “refletirá em um salto de qualidade na pesquisa desenvolvida na instituição”.

“É importante destacar que houve um grande esforço de gestão para executar esse projeto. Racionalizamos o nosso banco de professor equivalente para utilizá-lo de forma mais eficiente e racional. Desta forma, conseguimos disponibilizar vagas para que os Programas de Pós-graduação pudessem trazer professores brasileiros e estrangeiros de grande relevância acadêmica nas áreas distintas”, destaca o reitor. “A política de incorporar tais pesquisadores no quadro da UFJF refletirá em um salto de qualidade para os Programas e, consequentemente, na pesquisa desenvolvida na instituição. Tal iniciativa está integralmente de acordo com a perspectiva atual de alcançar a excelência na pós-graduação da UFJF.”

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica de Oliveira, também estará presente para a recepção dos docentes e faz coro à importância da viabilização de um intercâmbio científico e tecnológico com parceiros internacionais. Estamos com um grande desafio pela frente em função do edital do PrInt, que visa fomentar a construção, implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização nas universidades”, frisa a pró-reitora.

“Estamos promovendo um amplo debate interno para eleição de temas por meio da interação entre os diferentes programas de pós-graduação. A chegada destes profissionais, oriundos de outras instituições, com experiências acadêmicas de êxito, contribuirão sobremaneira com o fortalecimento de nosso sistema de pós-graduação e com a superação dos desafios que ora estamos enfrentando.”