26275868058_d8da2ccb06_z

Fabrício Coelho defendeu a dissertação “Missões Autônomas em Robôs Móveis com Tração Diferencial: Planejamento de Caminhos, Localização e Mapeamento”, no último dia 8 de fevereiro, na UFJF (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A pesquisa com a inteligência artificial direcionada a robôs móveis motivou o acadêmico Fabrício de Oliveira Coelho a desenvolver a sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O sistema robótico proposto pelo mestrando se pauta na localização no ambiente, no planejamento de caminhos e, por fim, no mapeamento de áreas. Contando com sonares (instrumento para detecção de obstáculos através do som) e câmeras, a peça autônoma consegue se locomover desviando de obstáculos que podem surgir durante o andamento do processo, sair de locais onde poderia ficar presa e prosseguir com o trajeto.

Através da união entre um conjunto de métodos já existentes na literatura e de novas propostas, o pesquisador conseguiu desenvolver o sistema de forma satisfatória. “Dentre as novidades apresentadas, propomos um método para planejar o caminho de maneira mais rápida para que o robô se desloque até o seu objetivo. Além disso, propomos um meio do robô se localizar pelo ambiente a partir do reconhecimento de marcadores artificiais baseados em Qr Codes”, explica Fabrício.

Segundo o professor orientador da dissertação, André Luís Marques Marcato, a pesquisa apresenta resoluções positivas acerca das principais problemáticas do campo de estudo. “Um dos principais problemas a serem resolvidos por pesquisadores na área de robótica é a inserção com segurança de robôs em ambientes compartilhados com seres humanos. O trabalho do Fabrício fornece contribuições consideráveis para que soluções sejam encontradas na área de métodos para navegação autônoma.”

Com propostas inovadoras nos métodos de localização e de planejamento de caminhos, os resultados obtidos ganharam publicações em artigos nacionais e internacionais por seu caráter diferencial. “A maioria dos trabalhos publicados abordam temas isolados, por exemplo: somente localização, ou somente mapeamento, ou somente o planejamento de caminhos. Dessa maneira, ficamos motivados em realizar um trabalho completo, apresentando detalhadamente as características da união dos métodos para possibilitar missões autônomas em robôs móveis”, conclui o acadêmico.

Também como resultado da dissertação, o pesquisador produziu e publicou vídeos na internet com as experiências. Confira alguns:

Missão Autônoma

. Robô Perdido

 . Sequestro de Robôs

Contatos:
Fabrício de Oliveira Coelho (mestrando)
fabricio.coelho2010@engenharia.ufjf.br

André Luís Marques Marcato (orientador – UFJF)
andre.marcato@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr.André Luis Marques Marcato (UFJF)
Prof. Dr.Leonardo de Mello Honório (UFJF)
Prof. Dr.Bruno Henrique Groenner Barbosa (UFLA)

Outras informações: (32) 2102-3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica