Superintendente do HU, Dimas Augusto de Carvalho Araújo abriu a recepção aos 63 residentes (Foto: Iago de Medeiros)

Superintendente do HU, Dimas Augusto de Carvalho Araújo, abriu a recepção aos 63 residentes (Foto: Iago de Medeiros)

Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/ EBSERH ) organizou uma série de atividades para os 63 novos residentes que foram selecionados para os Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e em área Profissional da Saúde. As atividades tiveram início na última quarta-feira, dia 1º, na Faculdade de Medicina da UFJF.

A abertura oficial aconteceu no Instituto de Ciências Humanas (ICH) e contou com a presença do Superintendente do HU, Dimas Augusto de Carvalho Araújo; do Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jorge Ramos; do Gerente do Departamento de Programas e Ações de Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, João Daniel Neto; da Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Angela Maria Gollner, além de professores e alunos.

Para o Superintende do HU, Dimas Araújo, a entrada dos novos residentes fortalece a missão da instituição. “Receber os novos residentes é sempre um momento de renovação, pois o HU se prepara para cumprir o seu papel de ensino e de ajudá-los na aprendizagem para atuarem na saúde pública do nosso país ”.

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Angela Maria Gollner, o objetivo das atividades é de recepcionar e informar sobre o novo ambiente de aprendizagem. “Todos os anos, no primeiro dia dos programas de residência, nós realizamos uma semana de acolhimento aos novos residentes, em parceria com a Coordenação de Residência Médica (Coreme) e da Coordenação de Residência Multiprofissional (Coremu). Nós vemos essa semana como uma oportunidade de receber os residentes dentro da perspectiva de formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde para que possam desenvolver seus trabalhos com tranquilidade”.

Bianca Moraes, aprovada na Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, contou sobre as perspectivas que a oportunidade oferece. “Eu fiquei muito feliz, eu sempre quis vir para o HU, porque formei em Juiz de Fora e queria voltar para cá e está sendo um sonho realizado”.

A Assistente Social, Kátia Silva, se formou na UFJF e se sente realizada pela aprovação. “Estou sentindo muita gratidão. Foi um momento de emoção em saber da notícia, e de poder aprender mais no HU. Eu transformei meu sonho em objetivo e hoje estou realizando”, destaca.

Como parte da programação, o médico da Família e professor, Leonardo Aaestrup de Aquino Souza, do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, ministrou a palestra  “O que é ser Hospital Universitário na Rede de Atenção à Saúde-SUS”. Já o professor e médico Sérgio Henrique de Oliveira Botti conduziu a palestra “O residente nos dias atuais e a sua relação com o preceptor”. A professora e médica Vera Lúcia Garcia discutiu “Estratégia para fortalecimento do trabalho  interprofissional”. A Programação da Semana de Acolhimento segue até a próxima terça-feira, dia 6, nas unidades Dom Bosco e Santa Catarina.

Sobre os Programas de Residência do HU

O HU-UFJF oferece programas de pós-graduação de Residências Médicas, Multiprofissionais e em outras áreas da Saúde. Conforme a especialidade, os residentes podem atuar no Hospital Universitário (unidade Santa Catarina), onde estão localizados os Centros Cirúrgicos, Unidade de Tratamento Intensivo, Internamento, Ambulatórios de Cardiologia, Neurologia e Psiquiatria, ou no Centro de Atenção à Saúde – HU/CAS (unidade Dom Bosco), que concentra as diversas especialidades atendidas pela Unidade Ambulatorial do HU/UFJF.

Outras informações: (32) 4009-5393 – Hospital Universitário – (HU-UFJF)