40541706381_6cc1c20c1f_z

Bárbara Nunes defendeu a dissertação “A imagem de Dilma Rousseff: a construção do estereótipo feminino na crise política” no PPG em Comunicação (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Com a finalidade de verificar se o tratamento dado pela mídia brasileira à imagem da ex-presidente Dilma Rousseff reforçou a estereotipação feminina e agravou a crise política, a acadêmica Bárbara Rodrigues Nunes desenvolveu a sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O estudo foi apresentado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, no último dia 23.

A pesquisadora analisou 53 capas das 4 revistas de maior circulação do país (Veja, IstoÉ, Época e Carta Capital) durante junho de 2013, devido às manifestações que levaram milhões de pessoas às ruas, o turbulento ano político de 2015 e, por fim, 2016, ano no qual Dilma foi destituída de seu cargo devido ao processo de impeachment. A partir dessa investigação, a mestranda acredita que foi possível compreender o papel da comunicação na construção de nossa realidade e como ela, em conjunto com a política, pode refletir hierarquias sociais que invisibilizam a figura da mulher.

Além disso, Bárbara buscou traçar um panorama histórico social para investigar o papel feminino inserido na história brasileira. “Optei por realizar uma retrospectiva da história das mulheres e da nossa sociedade. Esse levantamento auxiliou no entendimento de como a nossa cultura reflete, apesar dos avanços sociais obtidos nesse período, a cultura do machismo que tanto oprime e estereotipa as mulheres”, explica a acadêmica.

Para o professor orientador do estudo, Márcio de Oliveira Guerra, a pesquisa revela como a mídia pode contribuir para a reprodução de um discurso repressivo ditado ainda na formação do país. “O trabalho apresenta resultados que confirmam como a sociedade ainda reproduz discursos que oprimem a parcela feminina brasileira. Quando se tem uma mulher alçada ao cargo mais importante do país e os atos dela desagradam uma parcela da sociedade, a punição ocorre por duas causas: por suas ações e por ser mulher.”

Bárbara confia na relevância acadêmica e social da pesquisa, sobretudo porque, segundo ela, existem poucos trabalhos que investigam a tríade comunicação, política e mulher. “Creio no debate e no entendimento da necessidade de se fomentar a igualdade de gênero para o avanço da nossa sociedade”, conclui a mestranda.

Contatos:
Bárbara Rodrigues Nunes (mestranda)
barbara.nunes26@gmail.com

Márcio de Oliveira Guerra (orientador – UFJF)
marcio.guerra@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira (UFJF)
Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes ( UNIP/ SP)

Outras informações: (32) 2102-3616 – Programa de Pós-Graduação  em Comunicação