Aulas começam na próxima segunda, dia 5 (Foto: Géssica Leine)

Ansiosos para o início das aulas no dia 5 de março, os calouros não param de enviar suas dúvidas pelas redes sociais da UFJF: onde serão minhas aulas? Já posso almoçar no RU? Que ônibus eu pego? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas neste miniguia.

Matrícula e Siga

No Siga estão reunidas todas as informações acadêmicas dos alunos

Se você já fez o procedimento da matrícula (on-line presencial), pode começar as aulas. A análise dos documentos ainda está sendo feita pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), mas isso não impede você de frequentar as aulas.

As disciplinas do primeiro semestre estarão registradas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Caso você não consiga visualizá-las, é preciso procurar a secretaria ou coordenação de seu curso no primeiro dia de aulas. A Central de Atendimento também poderá te ajudar. Ela é conhecida como a porta de entrada da UFJF – solicitações, pedido de documentos e informações de todo tipo passam por ela.

Para começar a usar o Siga, basta clicar em “meu primeiro acesso” e digitar o CPF em “login”. Em seguida, será enviado um código de ativação para o e-mail informado na matrícula. Ao receber e digitar o código, o aluno tem seu login ativado e pode acessar o sistema.

Esse sistema vai estar com você durante toda a trajetória na UFJF. Nele as informações acadêmicas e administrativas da instituição são gerenciadas. Pelo Siga, os estudantes podem acessar informações sobre disciplinas, horários, número das salas e notas. Também é possível imprimir o histórico escolar e comprovante de matrícula, solicitar matrícula em disciplinas ou o trancamento delas e de curso, e atualizar informações de cadastro. O sistema também gerencia a reserva e renovação de empréstimos de livros da biblioteca e permite a participação em sorteios de ingressos para eventos.

Transporte

Linhas de ônibus que atendem o campus estão disponíveis no Portal do Estudante

A primeira providência é localizar seus pontos de interesse pelo mapa do campus de Juiz de Fora, que é bastante extenso, ou procurar saber em qual unidade você terá aulas em Governador Valadares (GV). São muitas as linhas que atendem a UFJF, com trajetos diferentes pela cidade. A passagem custa R$3,10 em Juiz de Fora, e de R$3,75 a 3,90 em GV.  No Portal do Estudante, é possível conferir todas as linhas disponíveis e no site da Prefeitura de Juiz de Fora, os horários. O aplicativo Citta Mobi marca de espera pelos ônibus até o ponto.

Carteirinha

A carteirinha será sua identificação na Universidade, com foto, nome do curso, número de matrícula, RG e CPF. Com ela é possível, principalmente, entrar no Restaurante Universitário (RU) e usar as bibliotecas.

No campus de Juiz de Fora, o documento é feito no próprio RU, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h. Para fazer a carteirinha, que é gratuita e fica pronta na hora, o estudante precisa apresentar seu número de matrícula e tirar uma foto no momento de sua confecção. Uma equipe geralmente se desloca para Governador Valadares para fazer o procedimento no início do semestre.

O estudante que ainda não possuir a carteirinha pode ter acesso ao RU, por tempo determinado, apresentando o comprovante de matrícula e um documento original com foto. Já para pegar livros emprestados, só mesmo com a carteirinha.

Biblioteca

Além de ótimo lugar para estudar, bibliotecas contam com mais de 200 mil títulos

A UFJF possui várias bibliotecas espalhadas pelos campi que contemplam todas as áreas do conhecimento. A maior delas é a Central, no prédio da Reitoria. Atualmente, o acervo conta com mais de 200 mil obras e 370 mil exemplares – a consulta, reserva e renovação de empréstimos é feita pelo Siga. A Biblioteca dispõe ainda de vários outros serviços. Veja neste link.

Restaurante Universitário

Como “saco vazio não para em pé”, os estudantes podem contar com a opção do Restaurante Universitário (RU), que oferece refeições diversificadas e preparadas sob orientação de um equipe especializada.

Almoço e jantar custam R$ 1,40 cada e o café da manhã R$ 0,50. Os tickets podem ser comprados no local e para utilizar o RU, é necessário apresentar a carteirinha (no caso de calouros, o comprovante de matrícula e identidade).

Há duas unidades do RU em cada um dos campi da UFJF. Em Juiz de Fora, um fica no campus, próximo à Faculdade de Engenharia, e o outro no Centro da cidade. No campus são servidas as refeições do café da manhã, almoço e jantar; já no Centro, apenas o almoço.

Em Governador Valadares, as unidades do RU funcionam em frente ao prédio do Pitágoras/Centro e ao lado do prédio da Unipac/Vila Bretas. No RU Centro são servidas as refeições de almoço e jantar; já no RU Vila Bretas, apenas o almoço. O cardápio pode ser conferido no Portal do Estudante.

Calendário

Mais importante do que a agenda do seu smartfone ou do que aquele folheto que sua mãe pendurou na cozinha, é o calendário acadêmico. Por ele, você visualiza as datas de matrícula nos semestres, para trancamento de disciplina e curso, períodos de recesso, férias, entre outras datas.

Quer saber sobre o Apoio Estudantil? Confere aqui.

Outras informações: (32) 2102-3911 / faleconosco@ufjf.edu.br