HOR_concha_acusticaDepois de ser aprovado e fazer a matrícula, falta agora aos novos alunos conhecer melhor e dar um “like” na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É com essa linguagem digital que a instituição receberá seus calouros.

A campanha “Tudo é pra você”, que já estampa os banners no anel viário, convidou youtubers para mostrar a infraestrutura da Universidade aos ingressantes – dos espaços burocráticos aos de lazer. Os youtubers são alunos da própria UFJF que fazem sucesso com seus canais.

No decorrer da semana serão divulgados vídeos curtos sobre o perfil e a participação de cada um deles na campanha e, na quarta-feira, dia 28, o vídeo principal de “Tudo é pra você”. De acordo com o diretor da Imagem Institucional, Márcio Guerra, a intenção é estreitar o diálogo com os estudantes, além de demonstrar acolhimento.

Ainda segundo Guerra, é importante que alunos enxerguem a UFJF como um lugar de muitas possibilidades. “A universidade é um espaço democrático, da inclusão, da diversidade, onde cada um pode construir vínculos que serão marcados para o resto da vida”, comentou.

Entre os locais apresentados, estão a central de atendimento, o restaurante universitário e as bibliotecas. A ideia é aproveitar as imagens para também mostrar os benefícios que a universidade proporciona e informar ao público sobre onde buscar ajuda para resolver dúvidas ou problemas.

Capacidade de mobilização

Nos canais dos seis youtubers que fizeram parte do trabalho, há conteúdo para todos os gostos – de questões sociais a passos de danças e jogos eletrônicos. Para criar uma identificação com os estudantes, cada em deles gravou um vídeo comentando sobre seu perfil. Eles estarão no Facebook e no Twitter da UFJF.

O primeiro a ir ao ar é o de Maristela Rosa do “Papo de Preta”. O canal possui quase 25 mil seguidores e surgiu com o intuito de dar voz a mulher negra. Nele, Maristela e Natália Romualdo falam sobre beleza, cotidiano e sociedade. São dois vídeos por semana, às quartas e sextas.

Formada em Jornalismo pela UFJF, Maristela diz que, de certa forma, sente-se representando os alunos negros e negras da instituição na campanha. “Além de mostrar, com a minha imagem, pra quem passa e olha os banners, que esse espaço também é nosso”.

Com três milhões de seguidores, o estudante de Direito Marcos Vale é bastante conhecido por quem joga Minecraft. No canal “Cronosplays”, criado em 2012, o youtuber posta vídeos sobre jogos infantis diariamente. Para ele, é interessante mostrar um outro lado seu para os seguidores. “Por meu público ser infantil, acho importante eles saberem que eu também sou um estudante e faço graduação numa das melhores universidade do Brasil. Eles terem a minha imagem associada a isso é algo positivo”, comentou.

Participaram também do vídeo “Tudo é pra você”: o aluno de Medicina João Paulo Mauler, do canal MedCanal; Jéssica Marina Zulato, graduanda de Educação Física, do canal Afrodite XX; Vitória Dutra Zancanela, estudante do Colégio de Aplicação João XXIII do “Viih Dutra”; e Rafaela Sobreira, da Educação Física, que usa a paixão pela dança para alcançar milhares de fãs.

O semestre letivo na UFJF começa em 5 de março nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Até lá, vale conferir o recado dos youtubers e os conteúdos do Facebook, do Twitter e do TV UFJF.