(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Cronograma de obras será adequado aos compromissos já agendados para os auditórios do local, a fim de evitar transtornos para a comunidade acadêmica (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta terça, 20, uma reunião de início de obra, relacionada a ajustes no Edifício Engenheiro Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia. Participaram da reunião representantes da empresa Zaquieu Arquitetura e Construção Ltda, contratada para executar os serviços, e o diretor da Faculdade, Hélio Antônio. Durante o encontro, foram apresentadas as plantas do local, as intervenções que serão realizadas e os procedimentos técnicos que devem ser seguidos antes, durante e depois da execução.

De acordo com o coordenador de Projetos e Obras da Proinfra, Wellington Coutinho, a inclusão de um representante da unidade onde ocorrerá a intervenção é uma mudança pensada para possibilitar que a comunidade acadêmica entenda o que está acontecendo nesses espaços e contribua com o próprio processo.

“Realizamos essas reuniões desde o ano passado, mas apenas com a presença da Proinfra e da empresa licitada para executar a obra. Percebemos, contudo, que envolver o alvo do empreendimento é fundamental para garantir a compreensão sobre ele e eventuais entraves que provoquem sua alteração ou paralisação, preparando a própria unidade para lidar com essas situações”, explica Coutinho. “No caso da Faculdade de Engenharia, por exemplo, há eventos agendados nos anfiteatros e, assim como a obra, são compromissos assumidos e precisam ser cumpridos. Nesse sentido, a reunião permitiu identificarmos a necessidade de adequar o cronograma de execução e evitar transtornos”.

As intervenções destinam-se a correções de infiltrações na cobertura do prédio, por meio de reparos no telhado, e de outros problemas da construção, de forma a evitar o vazamento de água no espaço dos auditórios, sobretudo durante os períodos de maior incidência de chuvas.

Participação

(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Diretor da Faculdade de Engenharia Hélio Antônio foi convidado a participar da reunião para execução da obra (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

De acordo com o diretor Hélio Antônio, a inserção das unidades acadêmicas e administrativas nessas discussões é um fato positivo, pois ajuda a familiarizar a comunidade com os processos e os demais envolvidos. “Isso é uma nova forma de governar. É a primeira vez que somos convidados para esse tipo de reunião e foi uma oportunidade muito interessante, inclusive para conhecermos a empresa responsável pela obra, os engenheiros e os próprios fiscais da Proinfra. Gostei muito de participar desse momento”.

O coordenador de projetos, por sua vez, explica que também foi possível decidir, junto à unidade, os parâmetros de utilização dos ambientes que passarão por intervenções. “Definimos que o agendamento de eventos deverá ser temporariamente suspenso, enquanto a obra estiver em andamento, bem como os espaços que podem servir de suporte à equipe enviada pela empresa contratada para realizar os serviços”. Coutinho pontua que também são realizadas reuniões semanais, no local da obra, onde Proinfra, empresa e unidade poderão discutir o seguimento do cronograma de execução e a necessidade de aditivos contratuais, além da fiscalização das atividades.

“A Proinfra está passando por um processo que visa tornar esse trabalho mais eficiente. Estamos criando procedimentos para melhorar a execução e finalização das obras e temos várias ferramentas para isso. Uma delas é a implementação dessas reuniões desde o ano passado, viabilizando soluções de problemas logo no início da obra, inclusive com registros de atas com os pontos discutidos”, afirma. “Também estamos trabalhando para criar um procedimento de fiscalização, de forma a estabelecer um roteiro para os trabalho dos profissionais responsáveis por essa averiguação. Assim, o trabalho fica mais organizado e facilitamos o acompanhamento de empreendimentos simultâneos”.

Avaliação
A Proinfra pretende também implementar uma avaliação mensal, ainda de caráter experimental, de forma a mensurar a qualidade do desempenho da empresa contratada em todos os ítens da obra, como a execução em si, pessoal empregado, serviços entregues, equipamentos utilizados, segurança do trabalho e outros. “Se uma empresa não se adequar às necessidades da Universidade, é importante repensar antes de contratá-la para outras obras. Além disso, os resultados dessa avaliação representam um retorno positivo para as próprias empresas, que contam com sistemas de qualidade próprios e buscam feedbacks das contratantes”, destaca Coutinho.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janezete Marques, “a função da empresa contratada é executar a obra conforme os projetos, especificações técnicas e planilhas do processo licitatório. Já a da UFJF vai desde a elaboração dos projetos de engenharia e planilhas orçamentárias até a realização da licitação e, agora, ainda proceder à fiscalização da obra por meio dos três engenheiros de seu quadro”.

A assinatura do contrato para execução desta obra (nº 155/2017) ocorreu no dia 27 de dezembro do ano passado. O valor total do contrato é de R$ 307.957,51 e a previsão é de que esteja concluída em maio.

Outras informações
(32) 2102-3712 – Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão
www.ufjf.br/proinfra

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