certifica mais três profissionais da área médica como especialistas em Medicina Psiquiátrica

Solenidade certificará mais três profissionais como especialistas em Medicina Psiquiátrica (Foto: Arquivo/UFJF)

No próximo dia 16, o Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) certifica mais três profissionais da área médica como especialistas em Medicina Psiquiátrica. A ocasião, contudo, será singular em razão de seu formato, pois será a primeira vez que será realizada cerimônia de formatura para marcar esse reconhecimento.

O supervisor do Programa, Alexandre Rezende, explica que, embora essa prática seja comum em outras universidades, é novidade na UFJF. “Nosso programa está completando 28 anos de existência e já houve celebrações similares, mas nada nos moldes do que estamos programando. É uma forma de marcar essa vitória tão importante na vida desses profissionais.”

Ainda de acordo com Rezende, os programas de residência médica têm status de pós-graduação, sendo vinculados à Pró-reitoria homônima da UFJF, e são direcionados para formação de especialistas nas mais diversas áreas médicas, (como cardiologia, por exemplo). O curso completo dura três anos e, ao final destes, com o certificado em mãos, o profissional está apto a atuar como psiquiatra.

“Diferentemente de outros programas de pós-graduação, a residência médica segue a lógica do exercício prático. Aproximadamente 80% da carga de atividades é relacionada ao atendimento à população, de maneira que a formação se dá justamente pela interação com o paciente. Em razão disso, trabalhamos com um número reduzido de profissionais.”

Segundo Rezende, a Comissão Nacional de Residência Médica, vinculada ao Ministério da Educação, exige que essas atividades sejam acompanhadas por um preceptor, uma vez que o residente ainda não é especialista na área. “Periodicamente há uma rígida auditoria para verificar a conformidade com essa regulamentação, pela qual, inclusive, fomos recredenciados em dezembro do ano passado.”

A cerimônia de formatura será realizada às 18h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, no campus da UFJF em Juiz de Fora. Sendo aberta, podem participar familiares e amigos dos residentes, bem como demais interessados.

Outras informações: (32) 4009-5187  (Residências Médicas – HU/UFJF)

residenciamedica.cas@ufjf.edu.br