Todo ano a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece cerca de 800 vagas para ingresso nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar (BI). Esse tipo de graduação é ofertada na Instituição nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Artes e Design. Mesmo após quase dez anos da criação do primeiro BI na UFJF, ainda existem muitas dúvidas em relação a esses cursos. Entenda como eles funcionam.

De acordo com os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, documento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação e Homologado pelo Ministério da Educação (MEC), BIs são programas de formação, em nível de graduação, organizados por grandes áreas do conhecimento. Segundo o referido documento, grandes áreas são entendidas como campos de saberes, práticas, tecnologias e conhecimentos, definidos de modo amplo, em termos de afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais.

BI em Ciências Humanas foi criado em 2009, com ingresso em 2010

Os BIs em Ciências Exatas e em Artes e Design foram criados em 2008, com primeiro ingresso em 2009. Já o BI em Ciências Humanas, em 2009, com ingresso em 2010. É fundamental saber que estes são cursos de graduação completos que, ao final, conferem diploma de nível superior tão válido quanto os dos demais cursos.

Quem cursa um BI pode optar por apenas concluir esse curso e, com o diploma, ingressar no mercado de trabalho ou em uma pós-graduação, por exemplo. Pode também optar por continuar os estudos nos cursos de segundo ciclo, os quais conferem formação mais específica. Para ingressar no segundo ciclo, é necessário que já durante o BI seja cursado um conjunto de disciplinas pertinentes à área na qual se pretende ingressar. O ingresso se dá depois de, obrigatoriamente, se ter concluído o curso e as referidas disciplinas. Concluído um curso de segundo ciclo obtém-se outro diploma, referente ao curso específico.

em Artes e Design foram criados em 2008, com primeiro ingresso em 2009.

O BI em Artes e Design  surgiu em 2008, com primeiro ingresso em 2009

As principais formas de acesso aos bacharelados interdisciplinares são o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Cada curso de segundo ciclo tem duração e carga horária próprias, às quais se acrescenta o tempo cursado no BI, que é pré-requisito para os demais. Existem cursos que apresentam exceções e recebem ingresso tanto por via direta (Sisu e Pism) como pelos BIs, como é o caso da Filosofia. Outros começaram apenas pelo BI e depois foram abrindo vagas diretas, com nas Ciências Exatas. De acordo com o chefe do Setor de Regulação de Graduação e Procurador Educacional Institucional da UFJF, Fábio Ribeiro, o principal motivo para essa oferta direta foi tornar essas vagas mais facilmente visíveis e atraentes aos interessados.

Ribeiro explica que os BIs proporcionam uma formação com foco na interdisciplinaridade e no diálogo entre áreas de conhecimento e entre componentes curriculares, estruturando as trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular. “O caráter interdisciplinar dos projetos deve ser garantido pela articulação e inter-relação entre disciplinas, dentro das grandes áreas, e entre as grandes áreas.”

O candidato poderá escolher entre os cursos de Engenharia Elétrica - Energia, Engenharia Elétrica - Sistemas de Potência, Engenharia Elétrica - Sistemas Eletrônicos, Engenharia Elétrica -Telecomunicações ou Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial

* O candidato poderá escolher entre os cursos de Engenharia Elétrica – Energia, Engenharia Elétrica – Sistemas de Potência, Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos, Engenharia Elétrica -Telecomunicações ou Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial

Segundo a pró-reitora de graduação, Maria Carmen Simões, a ideia que mobilizou a instituição a fazer essa modalidade de ensino foi oferecer ao estudante na grade curricular da área, disciplinas que são suporte para que ele desenvolva e aprofunde na graduação posteriormente. “Essa ideia parte do princípio de que o estudante quando opta por um curso de graduação, ele opta numa idade tenra ainda, muitas vezes ele não conhece aquele profissão para qual vai se graduar.”

Ainda de acordo com Maria Carmen, o objetivo é dar um tempo para o aluno ter amadurecimento das suas reflexões e mais vivências na Universidade. “Enquanto isso, de posse desse conhecimento da vida universitária, ele pode optar por uma graduação mais do jeito dele, para quando ele tiver mais habilidades e se sentir melhor inserido.”

A estudante Cláudia Rafaela ingressou na UFJF no primeiro semestre de 2014 e cursa Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Ela conta que escolheu fazer o BI porque não se interessava em possuir uma única especialidade. “Cursar um bacharelado interdisciplinar oferece vantagens como conhecer diversas áreas de conhecimento, conviver com profissionais, acadêmicos e alunos de outros campos, possuir liberdade para escolher a sua grade curricular, etc. Fatores que não são muito recorrentes em cursos de bacharel comuns.” Segundo Cláudia, cursar o BI foi uma experiência  enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico quanto de mercado. Hoje a aluna está no segundo ciclo de formação e optou por continuar na área de Cinema e Audiovisual, uma das opções oferecidas pelo IAD.

Outras informações: (32) 2102 3354 (Instituto de Artes de Design (IAD)

(32) 2102 3164 (Instituto de Ciências Humanas (ICH)

(32) 2102 3302 (Instituto de Ciências Exatas (ICE)