Uma pesquisa de mestrado produzida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou algoritmos que trabalham com transcrições de áudio e permitem relacionar vídeos que abordam o mesmo assunto, ainda que as informações textuais, como os títulos por exemplo, sejam totalmente diferentes. As aplicações desses métodos são inúmeras e podem auxiliar professores que desejam recomendar materiais audiovisuais com conteúdos relacionados aos seus alunos.

A dissertação foi apresentada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Laura Lima Dias, com o título “Análise de Abordagens Automáticas de Anotação Semântica para Textos Ruidosos e seus Impactos na Similaridade entre Vídeos”.

Durante o estudo, a  acadêmica realizou uma investigação sobre qual a melhor abordagem de anotação semântica – técnica que atribui significado aos dados disponíveis e a consequente possibilidade de interpretação por parte do computador – entre as frequentemente utilizadas, levando em conta o quanto elas interferem no processo de relacionamento entre vídeos disponíveis na rede.

O professor e co-orientador da pesquisa, Jairo Francisco de Souza, explica que “o estudo é muito relevante, porque inúmeras técnicas que existem hoje analisam somente textos escritos. Na maioria dos vídeos, o áudio é importante e não o texto. Dessa forma, tentar entender qual método funcionará de forma mais eficiente em um momento no qual vídeos se tornam cada vez mais populares é extremamente necessário.”

Por ser um estudo inovador, Laura acredita que os resultados possam guiar novas pesquisas e, assim, desenvolver ainda mais a área investigada: “acredito que o trabalho realizado não é muito comum, visto que na grande maioria dos estudos presentes na literatura, as pessoas apenas adotam uma abordagem e não chegam a comparar qual a mais eficiente. Os resultados obtidos podem apontar um norte para quem lidar com um cenário parecido com o que eu trabalhei.”

Contatos:
Laura Lima Dias – (mestranda)
laurinha.lima.13@gmail.com

Eduardo Barrére – (orientador – UFJF)
eduardo.barrere@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Eduardo Barrére (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Jairo Francisco de Souza (co-orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marcelo Ferreira Moreno (UFJF)
Prof. Dr. Celso Alberto Saibel Santos (UFES)

Outras informações: (32) 2102-3387 – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação