O Miss Brasil Gay e a Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram contemplados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Por meio do mecanismo, empresas contribuintes do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incentivam a execução de projetos artístico-culturais, com dedução do tributo.

Segundo o coordenador do projeto de extensão “Miss Brasil Gay – interfaces com a comunidade e a UFJF”, Marcelo Carmo Rodrigues, a aprovação é importante para a continuidade das iniciativas na cidade em 2018. “Esse é o primeiro passo para a manutenção dos eventos. Mas temos muito a caminhar: conseguir o incentivo das empresas e o apoio da cidade. Como gestor cultural, meu papel é fomentar a manutenção dos eventos”, afirma.

O momento atual é de corrida contra o tempo, afinal o prazo máximo para captação de recursos junto às empresas se encerra ao fim do mês. Na avaliação de Marcelo do Carmo, esse é um desafio. “Temos pouco tempo. A princípio, até 31 de dezembro. Nada que nos esmoreça. Pelo contrário, é isso que nos impulsiona”, afirma o coordenador do projeto que promove os eventos e também professor do Departamento de Turismo da Universidade.

Atividades atraem milhares de turistas

De acordo com resultados preliminares da pesquisa “Perfil da demanda turística LGBT+”, realizada pelo projeto de extensão, Juiz de Fora recebeu cerca de quatro mil turistas durante a semana de realização do Miss Brasil Gay 2017, da Rainbow Fest Brasil e da 1ª Semana Rainbow da UFJF, entre os dias 14 e 20 de agosto. No período, a taxa de ocupação mensal dos hotéis, que gira em torno dos 45%, saltou para 67%, o que representa um aumento de 22%. Na avaliação de Marcelo do Carmo, R$ 2 milhões foram injetados na economia local.

O levantamento patrocinado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Zona da Mata (Abrasel/ZM) foi realizado entre pessoas de idades variadas, com predomínio do público de 21 a 65 anos. Essa parcela representa 90,3% dos questionários válidos e equivale a um total de 122 pessoas.

Outras informações: (32) 2102-3119 – Graduação em Turismo