1.645 estudantes colam grau nos dias 19,20 e 21 de dezembro (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Neste semestre, 1.645 formandos vão participar das cerimônias de Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. As solenidades ocorrem no Cine-Theatro Central às 17h, 19h e 21h, nos dois primeiros dias e às 17h e 19h, no terceiro. E os estudantes devem seguir orientações antes e durante o evento.

O formando deve chegar uma hora e meia antes da sua cerimônia, para que a equipe do cerimonial prepare o estudante de forma adequada. “É preciso que os estudantes assinem o termo de colação e vistam a beca, para serem organizados em fila por curso. São, em média, 210 formandos por solenidade”, afirma a coordenadora de Cerimonial e Eventos da Diretoria de Imagem Institucional, Ana Paula Dutra.

Logo após o fim da cerimônia, os alunos recebem um protocolo, assim que saem do palco, para a retirada do diploma junto à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). É importante conferir se todos os dados no documentos estão corretos. Além disso, é preciso devolver as becas. “Assim que acaba a solenidade, a equipe do Cerimonial encaminha os formandos para o lado esquerdo do teatro, para entregarem as becas. Com o protocolo de diploma é possível retirar o diploma com o pessoal da Cdara, no segundo andar”, conta Ana Paula.

Em caso de necessidade de algum tipo de atendimento especial, a coordenadora de Cerimonial e Eventos ressalta que a equipe pode ser procurada logo que o interessado chegue ao teatro. “Atendemos em casos de dificuldade de acesso, por exemplo. Para qualquer pedido de atendimento especial destinado ao convidado ou ao próprio formando, deve-se procurar a equipe do cerimonial”, finaliza Ana Paula Dutra.

Momento importante para a Universidade

A colação de grau é uma etapa importante não apenas para os formandos e suas famílias, mas também para a UFJF. Na avaliação do Diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, esse é o “coroamento de um esforço dos alunos e da Universidade de estar entregando, responsavelmente, para o mercado de trabalho tantos profissionais. Essa chancela assegura a importância da UFJF na formação de uma sociedade mais justa.”

Para o reitor Marcus David, a formatura desses jovens é também uma resposta da UFJF no período atual. “Entregar à sociedade mais de mil novos profissionais é a melhor resposta que a Universidade pode dar nesse momento em que sofre tantos ataques. A UFJF sente-se honrada em, mais uma vez, cumprir o compromisso de formar profissionais eticamente comprometidos com uma sociedade mais igualitária.”

Confira as datas por curso

19 de dezembro, às 17h: Ciências Biológicas; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição e Odontologia.

19 de dezembro, às 19h: Comunicação Social; Direito e Jornalismo.

19 de dezembro, às 21h: Administração; Administração Pública; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

20 de dezembro, às 17h: Artes; Artes Visuais; B.I em Artes e Design; Cinema e Audiovisual; Design; Moda e Música.

20 de dezembro, às 19h: Ciências Sociais; História; Letras; Pedagogia e Serviço Social.

20 de dezembro, às 21h: B.I. em Ciências Humanas; Ciência da Religião; Educação Física; Filosofia; Geografia; Psicologia e Turismo.

21 de dezembro, às 17h: Ciência da Computação; Ciências Exatas; Estatística; Física; Licenciatura em Computação; Matemática; Medicina; Química e Sistemas de Informação.

21 de dezembro, às 19h: Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Outras informações: (32) 2102-3966 / 2102-3968 – cerimonial@ufjf.edu.br