(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Movimento já era grande antes mesmo das 12h, horário de abertura dos portões, e orientação é para que os candidatos cheguem ainda mais cedo neste domingo (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Transcorreu de forma tranquila a aplicação das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), neste sábado, 9, no campus e nos demais locais do exame. A avaliação é do pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim. Na edição deste ano, o Pism, que está sendo aplicado em quatro cidades, conta com número recorde de mais de 29 mil candidatos inscritos.

Para o segundo dia de provas, neste domingo, 10, Amorim ressalta a importância da chegada com antecedência aos locais de provas para evitar atrasos. No campus, por exemplo, o movimento já era grande, neste sábado, antes mesmo das 12h, horário de abertura dos portões. “A cada ano aprendemos com aquilo que é apresentado de desafio, e nossa avaliação do primeiro dia é positiva. Para o  segundo dia, estamos orientando que as famílias e os candidatos se organizem para vir ainda mais cedo.”

O exame continua em andamento com os candidatos sabatistas, que iniciam as atividades do primeiro dia somente depois do pôr do sol deste sábado. Um balanço mais detalhado será divulgado ao final do segundo dia. As provas e o gabarito da primeira etapa serão liberados neste domingo, a partir das 9h, no site da copese.

Visita do reitor

(Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Reitor Marcus David visitou locais de provas e ressaltou o cuidado que a UFJF vem tendo na elaboração e execução do Pism (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O reitor da UFJF, Marcus David, visitou setores da Universidade que receberam o Pism neste primeiro dia de provas. A atividade foi feita nas Faculdades de Enfermagem, Serviço Social e Administração. Satisfeito em poder acompanhar o trabalho de toda a equipe envolvida durante a execução, ele falou sobre a importância do exame. “Todo processo seletivo é fundamental para a Universidade, pois é o mecanismo que temos para selecionar os estudantes que iremos formar. O Pism, especificamente, é desenvolvido pela UFJF com foco nos jovens da cidade e região, isso exige todo um cuidado na sua elaboração e execução.”

O primeiro setor visitado foi a Faculdade de Enfermagem, que prestou atendimento especial. De acordo com o coordenador Thiago César Nascimento, a avaliação para o decorrer do primeiro dia de provas foi positiva, devido ao baixo número de ocorrências. “Tudo foi feito de forma antecipada para garantir que o candidato chegasse tranquilamente.” Para contar com um atendimento de excelência, Nascimento acredita que o empenho deve estar focado no acolhimento. “Esse candidato já vivencia algumas situações especiais que, na maioria das vezes, se traduz em ansiedade durante a provas, então, buscar tranquilizar o participante para que sua prova não seja prejudicada é fundamental.”

A coordenadora da Faculdade de Serviço Social, Cristina Simões Bezerra, informou que o exame transcorreu bem, sendo registrados apenas alguns casos de identidade infantil que foram solucionados. Para o segundo dia, ela orienta aos pais que evitem ficar muito perto do prédio. “Os meninos estão seguros e confiantes, os pais podem deixar por nossa conta, que estamos acolhendo com tranquilidade todos os candidatos.” Na Faculdade de Administração, o balanço também foi favorável à boa organização prévia. Segundo a coordenadora, Renata Morais, nenhuma ocorrência ou atrasos foram registrados.