Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fabiano Victor de Oliveira Campos conquistou o Prêmio Capes de Tese 2017, na área de Ciências da Religião e Teologia. Com o título “O Ser e o Outro do Ser: A questão de Deus em Emmanuel Levinas”, a tese foi defendida em agosto de 2016, sob orientação do professor Eduardo Gross.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em Brasília, nesta quinta-feira, dia 7. Ao todo, serão premiadas 48 teses, divididas em 41 categorias, e os vencedores serão contemplados com certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado.

Com o título de melhor tese em sua área, Campos concorre, automaticamente, ao Grande Prêmio Capes de Tese, que será outorgado para a melhor tese entre as vencedoras, agrupadas em três grupos selecionados dentre as seguintes áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias e Interdisciplinar; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra, Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia); Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino e Ciências Ambientais).

Segundo Campos, a relevância do tema para a área de Ciência da Religião e Teologia está na possibilidade de se pensar de uma nova maneira o problema filosófico da questão de Deus. “Levinas nos interpela a pensar e a abordar a questão de Deus e a possibilidade de relação com Ele por um novo viés: não mais pelos caminhos do conceito, da abstração, mas por meio da relação com o outro humano, relação esta que ele denomina de “intriga ética” ou uma intriga a três – subjetividade (eu), o outro humano (o Rosto ou a alteridade de outrem e de todos os outros) e Deus (Illeité ou Eleidade)”.

Ainda de acordo com Campos, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF e seus professores foram fundamentais em todo o processo de realização do trabalho. “Isso porque pude contar com uma formação acadêmica sólida e de excelência, tanto no mestrado quanto no doutorado”. O professor Eduardo Gross conta que já havia trabalhado com Fabiano no mestrado, com estudos sobre o mesmo autor. Segundo Gross, “Fabiano tem uma capacidade intelectual e dedicação exemplar. Trabalhou com bastante autonomia e tem uma formação muito boa”. O professor considera Levinas um autor complexo e desafiador. Para ele, a tese foi bem construída com base em diálogo e reflexão sobre o tema.

Em nota, o professor Jimmy Cabral, coordenador do PPCIR, reafirmou a alegria e satisfação em receber a notícia da premiação. “O Prêmio Capes de Tese é o reconhecimento da inegável qualidade e originalidade da tese. O trabalho expressa a seriedade e a qualidade das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF”.

Outras informações: (32) 2102-3116 – Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCIR)