Quais são as alternativas viáveis para os meios de transportes brasileiros nos próximos anos — ou décadas? Para o convidado para ministrar uma palestra na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eduardo David, o futuro está na levitação magnética. Para discutir sobre o que é esta alternativa e como seria feita a implementação de trens magnéticos no país e em Juiz de Fora, o pesquisador se apresenta nesta sexta-feira, às 10h, no Anfiteatro 2 do Instituto Itamar Franco.

A palestra é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), da Diretoria de Inovação e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF. O diretor de Inovação, Ignácio Delgado, aponta o evento como a “oportunidade de debater uma quebra de paradigma sobre o sistema de transporte brasileiro”.

O palestrante é pesquisador vinculado do programa de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia Elétrica (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e autor do livro “Futuro das Estradas de Ferro no Brasil” — obra na qual assinala a necessidade de se repensar as ferrovias nacionais, apontando, através de uma análise, os erros e acertos dos últimos 150 anos do sistema ferroviário brasileiro. Para o autor, a implantação de trens magnéticos é a possibilidade mais viável de renovação e integração do sistema.

Outras informações:
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)