A maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, será entregue no próximo dia 18, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Como forma de agradecimento e reconhecimento, serão homenageadas 26 personalidades que contribuíram para a consolidação da instituição e o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão.

Com uma história de quase 15 anos, a homenagem passou por mudanças e, de acordo com o Diretor da Imagem Institucional da UFJF, Márcio de Oliveira Guerra, a Medalha JK recuperou sua proposta original. “Nas últimas edições, a honraria havia sofrido uma distorção, pois passou a se estender a pessoas sem vínculo com a UFJF. Por meio da atual gestão, foi retomado o valor de reconhecer a relevância do trabalho de quem esteve ou ainda está contribuindo para a Universidade.”

A homenagem foi criada pelo Conselho Superior (Consu) em 2003, e a menção a JK se deve ao fato de o presidente ter assinado, em 1960,  o ato que concedeu o status de Universidade à instituição, que teve início com a Faculdade de Direito em 1923. A indicação dos agraciados para receberem a medalha é feita pelas 19 unidades acadêmicas da UFJF, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, e pela Administração Superior.

Confira a lista dos agraciados

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial-UFJF)