Na semana de 27 de novembro ao dia 2 de dezembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu uma missão de observação de representantes da área da saúde do Governo de Cabo Verde. A iniciativa é parte do projeto de cooperação internacional “Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde de Cabo Verde”, encabeçado pelo Governo cabo-verdiano, pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Visita de observação visa complementar uma das capacitações oferecidas pela UFJF e desenvolvidas em Cabo Verde

Visita de observação visa complementar uma das capacitações oferecidas pela UFJF e desenvolvidas em Cabo Verde

Promovido pelo Núcleo de Assessoria, Treinamentos e Estudos em Saúde da UFJF (Nates) e desenvolvido desde 2007, o projeto está em sua segunda fase e trabalha com capacitações, intercâmbio de experiências e desenvolvimento de metodologias de avaliação na área de Atenção Primária à Saúde, com objetivo de levar aos cabo-verdianos o conhecimento sobre o modelo de Atenção à Saúde Mental brasileiro.

Como parte das atividades desta missão, foram realizadas duas rodas de conversa, que envolveram professores e alunos da UFJF, profissionais da área da saúde no município e a delegação do país africano. Os convidados puderam conversar sobre “ensino e educação continuada e permanente na área da Saúde Mental” e “Atenção à Saúde Mental”. Os encontros foram realizados no anfiteatro do Nates, no campus.

Também compôs a programação uma visita de observação, que visa complementar uma das capacitações desenvolvidas em Cabo Verde para cerca de 25 profissionais, ofertada pela UFJF.

A delegação cabo-verdiana foi formada pela médica e Diretora Geral de Saúde de Cabo Verde, Maria da Luz Lima; pela nutricionista e coordenadora do projeto pelo Ministério da Saúde cabo-verdiano, Maria Tereza Morais; e pelo coordenador da Rede de Saúde Mental de Cabo Verde, o médico psiquiatra Aristides da Luz.

Outras informações:

Núcleo de Assessoria, Treinamentos e Estudos em Saúde