Convite José CarlosEm cerimônia, nesta terça-feira, 5, às 19h30, na Sociedade de Medicina e Cirurgia, o professor José Carlos de Castro Barbosa lança o livro “Criação da Faculdade de Medicina de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora: um recorte na nossa história”. O volume pretende registrar a trajetória da criação da Faculdade de Medicina e sua incorporação à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criada na mesma época.

José Carlos cultiva sua relação com a Faculdade de Medicina desde sua entrada no ano de 1953 até sua aposentadoria como professor, em 1988. Além disso, desde 2006, ele participa do Departamento de História da Medicina, da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, que promove congressos e apresentação de trabalhos.

O professor conta que já tinha a ideia de reunir as memórias em um livro há muitos anos, justamente por conhecer a história do curso desde antes da criação da UFJF. “Eu tinha um material muito rico, então resolvi publicar como um livro de memórias, com muitas das minhas vivências, para preservar isso.”

Seu trabalho de pesquisa vem enquanto testemunha e participante deste tempo, com o objetivo de deixar fixada uma importante lembrança do passado. O livro resgata a história da Medicina em terras juiz-foranas, desde sua origem, em 1952. Nesta mesma época, aproximadamente no ano de 1956, começou um movimento entre os cursos superiores que já existiam na cidade, e que eram particulares, pela criação da Universidade Federal.

Neste sentido, o livro também apresenta um resgate do acontecimento que mobilizou a cidade: a formatura da primeira turma de Medicina. José Carlos foi escolhido como orador da turma e o paraninfo foi o então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Segundo José Carlos, JK criou a Faculdade de Medicina na época em que era governador, por isso foi indicado. “Pleiteamos que ele como presidente criasse a Universidade Federal. Ele se comprometeu a fazer isso e, faltando um mês e meio para terminar o mandato dele, ele assinou um decreto criando a UFJF”.

Outras informações: (32) 2102-3997 – Diretoria de Imagem Institucional