37320022202_7e1fd83dbb_z

Flávia Gaio defendeu a dissertação “Da paisagem cultural à cultura da paisagem: uma leitura integral do ambiente construído da Vila Conceição de Ibitipoca – MG”, no dia 27 de setembro, na UFJF (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Com a intenção de explicar a evolução da paisagem e sua preservação por parte daqueles que habitam a Vila Conceição de Ibitipoca, no município de Lima Duarte, a mestranda Flávia Gaio Gonzaga produziu sua dissertação de mestrado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A pesquisa foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído.

A pesquisadora analisou as mudanças ocorridas no local durante as últimas décadas e investigou as consequências da produção e da reprodução do espaço ao longo do tempo, assim como o vínculo entre a arquitetura local, a composição social e a percepção simbólica. Com uma economia baseada no turismo, a vila está constantemente posicionada entre influências externas e a preservação da identidade cultural de seus habitantes.

Em sua pesquisa de campo, a mestranda estudou 321 edificações das 15 ruas principais da localidade em busca de parâmetros construtivos, como fundação, estrutura, cobertura, esquadrias, entre outras. Segundo Flávia, os resultados obtidos forneceram um balanço concreto sobre os padrões construtivos da localidade e podem ser úteis para os processos de conservação das construções. “Atualmente, os parâmetros do local não são muito bem definidos, mas por meio da pesquisa, importantes itens foram sugeridos com a intenção de preservar a paisagem cultural, para que construções futuras preservem a identidade do lugar e não o descaracterizem.”

A metodologia utilizada na pesquisa – Leitura Integral da Paisagem (LIP) – foi criada pela própria mestranda e, segundo ela, tem potencial para ser utilizada em diversas situações, abarcando outras vilas e cidades. “A metodologia propõe uma leitura integral da paisagem que analisa questões socioeconômicas e socioculturais, podendo servir de subsídio para planos diretores e outras pesquisas de diferentes áreas.”

Contatos:
Flávia Gaio Gonzaga (mestranda) 
flagaio@yahoo.com.br

Marcos Olender (orientador – UFJF)
olender@terra.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Marcos Olender – (UFJF)
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla – (UFJF)
Prof. Dr. Rafael Winter Ribeiro – (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído