Livro idealizado pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância do Programa de Pós-Graduação em Educação (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de preencher o espaço da falta de material direcionado ao público infantil que trate da cartografia, área da Geografia voltada também para o estudo de mapas, o Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (Grupegi), desenvolveu o livro “O colecionador de botões e a menina que gostava de mapas remendados.” Em formato digital gratuito, o e-book foi orientado pelo professor da área de Geografia do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE-UFJF), Jader Janer,  que se dispôs a tratar do assunto em  linguagem e esclarecimentos diferenciados a fim de que as crianças tenham bom acesso ao conteúdo.

A ideia surgiu a partir de constatações do grupo a respeito da percepção da cartografia pelas crianças. Segundo Janer, “há muito tempo percebemos que as crianças possuem uma lógica própria de cartografar o espaço. Nossa ideia foi inserir essa visão que elas possuem da cartografia dentro de uma história literária”, avalia.

Outro propósito do livro é servir de base para os professores em sala de aula, criando uma dinâmica atrativa para os alunos. Além disso, de acordo com o professor, o livro é uma fonte de pesquisa para o grupo já que, através do feedback recebido, a reação das crianças podem ser analisadas. “Nós temos recebido muitos acessos, inclusive internacionais, e muitos comentários de colegas. É muito importante receber esse retorno”.

O Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância faz parte de Programa de Pós-Graduação em Educação e realiza diversas pesquisas relacionando a Geografia e o público infantil. Além deste e-book, o Grupegi já lançou também o livro “O Menino que colecionava lugares”.

“O colecionador de botões e a menina que gostava de mapas remendado”  pode ser acessado gratuitamente pelo blog do Grupegi.

Outras informações: (32) 2102-3665 – Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (Grupegi)