Foi realizado no último domingo, 26, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Após a prova, de acordo com o calendário divulgado no edital, todos os estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluintes e inscritos devem encaminhar para a coordenação de curso o Atestado de Presença ou o Requerimento de Dispensa para serem analisados no processo de liberação do histórico escolar e do diploma.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, nos anos anteriores era preciso esperar a lista de presença do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para saber quem fez a prova. O procedimento de envio dos atestados é uma novidade. “O próprio edital instrui que após o exame os concluintes devem enviar o atestado de comparecimento, para colar grau. Caso não tenha ido à prova, também deve enviar o atestado”, explica.

Para quem faltou ao exame existem alguns critérios para o deferimento de dispensa, sendo que para todos os casos é necessário apresentar um documento comprobatório. O Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2017, que vai permitir às Instituições de Ensino Superior registrarem no histórico escolar do estudante sua situação junto ao Enade, vai ser disponibilizado a partir de 20 de dezembro. Os gabaritos e padrões de respostas serão publicados a partir de 4 de dezembro, no portal do Inep. Já o Boletim de Desempenho Individual vai ser disponibilizado no Sistema Enade em data que ainda não foi divulgada pelo Inep.

Na UFJF, as cerimônias de colação de grau serão realizadas entre os dias 19 e 21. Os estudantes que forem colar grau no dia 19, um dia antes do relatório ser disponibilizado, precisam atestar se estão regulares, para poder colar grau normalmente.

Coordenadores também devem estar atentos

Os concluintes que não foram inscritos, por equívoco da coordenação, e que já foram detectados, deverão ser dispensados e não precisam preencher os documentos. Cabe às coordenações a oficialização dos nomes, via memorando, com a matrícula e o nome dos alunos em questão. Essas informações também serão repassadas à Cdara. No período de dispensa, de 22 de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, a Diretoria de Avaliação Institucional vai estar à disposição dos coordenadores, mediante agendamento de horário para suporte.

Além dessa fase de regularização, os coordenadores de curso têm até dia 8 de dezembro para acessar o sistema do Enade e preencher um questionário próprio. Outras instruções sobre os procedimentos a serem realizados nesta etapa foram enviadas às coordenações via e-mail.

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional