Termina na próxima quinta-feira, dia 30, a submissão de trabalhos para o I Congresso Internacional de Saúde e Espiritualidade (Conupes) do Núcleo de Pesquisas em Saúde e Espiritualidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (Nupes-UFJF). Um dos objetivos do evento é oferecer embasamento para estudantes e profissionais sobre a prática clínica de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas e demais funções da área de saúde que desejam ter uma atuação diferenciada, diagnosticando pacientes para além do desequilíbrio bioquímico.

Segundo o professor Alexander Moreira-Almeida, fundador do Nupes e organizador do evento, o Conupes pretende “abordar o ponto de vista prático e clínico dos profissionais em como lidar e trabalhar com a espiritualidade do paciente, a fim de auxiliá-los a entender, do ponto de vista ético, questões de evidência científica presentes na relação médico-paciente”, ressalta Almeida.

Entre os palestrantes do Conupes está o professor e psicólogo norte-americano Kenneth Pargament, um dos principais pesquisadores de Espiritualidade e Religiosidade no mundo. Para Moreira-Almeida, trazer um profissional com grande experiência na área, contribui para que “os congressistas possam ter contanto, aprendendo e trocando experiências com o principal pesquisador do assunto no mundo, que não só é pesquisador, mas tem experiência clínica, além da oportunidade de atualização sobre novas pesquisas na área e ajudar as pessoas a trabalhar com a psicoterapia.” A expectativa de Moreira-Almeida é de que o Conupes seja o maior congresso do Brasil, tornando-se referência nacional na área espiritual de saúde.

O Congresso acontece nos dias 16 e 17 de março de 2018, no Ritz Plaza Hotel, em Juiz de Fora. O evento espera receber congressistas de todo o Brasil.

Envio de trabalhos

O período de submissão de trabalhos acontece até a próxima quinta-feira, 30. A proposta deve abordar o tema “Ciência e Religião/Espiritualidade”. Serão priorizados os que abordarem “Espiritualidade, religiosidade e saúde”. A divulgação dos trabalhos aprovados acontece no dia 18 de dezembro e as melhores propostas serão premiadas.

Outras informações: Núcleo de Pesquisas em Saúde e Espiritualidade (Nupes) ou Página do evento no Facebook