mestrado ambiente construido

Daniel de Almeida Moratori defendeu a dissertação “As diretrizes legais na evolução urbana da Rua Marechal Deodoro (parte baixa): dos códigos de posturas às leis de proteção patrimonial” no dia 25 de setembro na UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A constante e progressiva evolução do espaço urbano faz surgir importantes questões a respeito de como esse crescimento deve fluir, colocando em evidência discussões sobre novas construções e a conservação de antigas ruas e edificações. Trabalhando esse contexto, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, Daniel de Almeida Moratori, analisou como os diferentes códigos e legislações influenciaram de forma direta e indireta o processo urbano da parte baixa da Rua Marechal Deodoro, no Centro de Juiz de Fora.

O pesquisador examinou a história da cidade sobre um viés das diretrizes legais para compreender como elas direcionaram alguns processos praticados em Juiz de Fora, os quais resultaram no cenário atual. Este esforço também proporcionou uma visão que possibilitou defrontar a realidade com os problemas vigentes. Daniel de Almeida ainda investigou as legislações patrimoniais para obter um diagnóstico amplo sobre a temática: “São essas normas que buscam a preservação do Patrimônio Cultural, primordial em questões relacionadas ao planejamento urbano, memória e cidade.”

O estudo ainda fornece uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, observando o conflito entre construir e destruir. Desta maneira, o acadêmico destaca que a dissertação põe em evidência como as ações do passado refletem atualmente: “entender o processo de evolução urbana através das legislações urbanísticas e de proteção dos bens culturais é fundamental, pois essas normas são responsáveis por diversas ações no passado que caracterizam a cidade no presente. Isso tudo auxilia no entendimento do espaço atual e contribui para formular uma cidade para o futuro.”

O mestrando espera que o trabalho possa abrir uma discussão sobre a forma em que são feitas as leis, normas e planos da cidade. “São as legislações vigentes que detêm o poder de transformar a morfologia urbana. Caso o planejamento urbano e o Patrimônio Cultural não forem pensados de forma conjunta, continuaremos em defasagem com os conceitos atuais de patrimônio e da própria ordenação da cidade.”

Contatos:
Daniel de Almeida Moratori (mestrando)
danielmoratori@hotmail.com

Marcos Olender (orientador – UFJF)
olender@terra.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Marcos Olender – (UFJF)
Prof. Dr. José Gustavo Francis Abdalla – (UFJF)
Prof. Dr. Cristovão Fernandes Duarte – (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102-6465 – Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído