mestrado enfermagem

Fernanda Vieira Nicolato (à direita) defendeu a dissertação no dia 31 de agosto na UFJF (foto: arquivo pessoal)

A dissertação de mestrado da acadêmica Fernanda Vieira Nicolato foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o título  “Atenção Domiciliar: Custos da família com o cuidado de idosos com feridas”.  A pesquisadora se pautou no contexto social no qual o crescente número de idosos evidencia também um aumento relativo das condições crônicas e de doenças cardiovasculares, respiratórias e metabólica, que contribuem para o aparecimento de feridas no corpo destas pessoas. Outra preocupação do estudo é com relação aos custos domiciliares para o cuidado desse grupo. 

Com base em seu trabalho, a acadêmica constatou que pacientes com idade avançada que desenvolvem feridas podem reduzir significativamente a autonomia, capacidade funcional, além de aumentar o tempo de internação. A atenção domiciliar surge como alternativa preferível para dar continuidade aos serviços em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde.”No cuidado domiciliar se dá a transferência dos custos para as famílias, com aumento nos custos diretos – água, luz, alimentação – além dos indiretos – provenientes da carga de cuidado – e dos intangíveis referentes ao sofrimento, perda de bem-estar e ansiedade”, ressalta Fernanda.

No ponto central de sua pesquisa, a mestranda analisou a vivência dos cuidadores de idosos, realizando uma análise qualitativa no Serviço de Atenção Domiciliar, além de coletar dados através de entrevistas abertas e observações participantes por meio de visitas domiciliares, levando em conta principalmente a perspectiva dos custos. “Os participantes vivenciam diferentes tipos de custos advindos com o processo de cuidar de um idoso com ferida no domicílio, pois, mesmo que haja contribuições de outros membros da família e o suporte do Serviço de Atenção Domiciliar, o cuidador assume o cuidado. Isso porque, na falta de material fornecido pelo serviço, ausência do suporte familiar, o cuidador responsável se vê frente à necessidade de prover o cuidado ou o idoso ficaria sem o tratamento”, problematiza a acadêmica.

Fernanda Vieira observou também que a atuação do enfermeiro é determinante no processo de cuidado domiciliar. A pesquisadora ainda acrescenta que o trabalho de orientar e de dar suporte aos cuidadores pode proporcionar melhor qualidade de vida, tanto a ele quanto ao idoso.”Acredita-se que a pesquisa irá contribuir na implementação de cuidados de enfermagem direcionados às reais necessidades do idoso com ferida, de modo que envolva os diferentes custos do cuidado e minimize suas complicações.”

Contatos:
Fernanda Vieira Nicolato (mestranda)
fernanda_nicolato_@hotmail.com

Edna Aparecida Barbosa de Castro (orientadora – UFJF)
edna.castro@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof.ª Dr.ª Edna Aparecida Barbosa de Castro (orientadora – UFJF) 
Prof.ª Dr.ª Kênia Lara Silva – (UFMG)
Prof.ª Dr.ª Kelli Borges dos Santos – (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Clarissa Terenzi Seixas – (UERJ)
Prof. Dr. Fábio da Costa Carbogim – (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3297 – Programa de Pós Graduação em Enfermagem