O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, estará em Juiz de Fora para a abertura do 14º Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (Cobep). O evento nacional é organizado pela Associação Brasileira de Eletrônica de Energia (Sobraep), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades acontecem entre os dias 19 e 22 de novembro, no Centro de Convenções do Gran Victory Hotel.

O representante do CNPq, considerado a mais importante agência de fomento à pesquisa no país, é engenheiro eletricista e fará uma palestra com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil”. Segundo o membro da comissão organizadora e professor da UFJF, Henrique Braga, “o  foco do evento é um desdobramento importante dentro da engenharia elétrica. Mario Neto Borges conhece a área, além de muitos professores que atuam no Brasil”.

Nesta 14ª edição, o Cobep será realizado em Juiz de Fora, terra da primeira usina hidrelétrica da América do Sul, a Marmelos Zero, hoje um museu sob administração da UFJF e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 96% do estado. Caracterizada por seu passado industrial, Juiz de Fora chegou a ser chamada de “Manchester Mineira” e também abriga uma escola centenária de engenharia, hoje parte da Universidade. Para o professor Henrique Braga, há esses e outros significados pela realização do congresso na cidade.

“O grupo de Engenharia Elétrica da UFJF é, hoje, reconhecido nacionalmente. Há 20, 30 anos já tinha um respeito pela sua graduação. Mas nós também avançamos na área científica e em publicações nacionais e internacionais. E o tema do evento, a Eletrônica de Potência, é uma área significativa dentro do nosso programa de pós-graduação. Quando começamos eram dois professores, hoje são oito”, avalia.

Palestras e tutoriais

O congresso contará ainda com as palestras plenárias dos professores Amirnaser Yazdani, da Ryerson University, no Canadá; Josep M. Guerrero, da Aalborg University, da Dinamarca; e Humberto Pinheiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Haverá ainda palestras dos professores José Marcos Alonso (Universidad de Oviedo, Espanha); Edson Hirokazu Watanabe (UFRJ); Cassiano Rech e Marcelo Lobo Heldwein (UFSC).

Seis tutoriais para estudantes e profissionais da área serão oferecidos no primeiro dia do evento. Os cursos dão direito a certificado e são relacionados às áreas de Energia Fotovoltaica, Iluminação Pública Eficiente, Conversores Multiníveis Modulares, Modelagem de Cabos Submarinos Longos e Hardware in the Loop (HIL). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na entrada do evento. O valor por tutorial para estudantes membros do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) ou da Sobraep é de R$ 40. Confira a lista de valores.

Uma feira de negócios também será realizada no foyer do centro de convenções, com stands de empresas importantes no segmento. A visitação é gratuita. Clique aqui para ver a programação completa.

O congresso ocorre no Centro de Convenções do Gran Victory Hotel, localizado à Avenida Presidente Itamar Franco, 3800, Cascatinha.

Outras informações: COBEP 2017