Para investigar a presença de violência contra o homem em relações conjugais, a doutoranda Ana Cláudia Ferreira Cezario desenvolveu a tese “Violência contra o homem perpetrada por sua parceira íntima no Brasil: estudo quali/quanti”. A pesquisa buscou compreender como essa violência está associada a sintomas de ansiedade, depressão e abuso de substâncias. O estudo foi apresentado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Ana Cláudia conta que teve contato com os estudos sobre violência doméstica desde a graduação, se aprofundando, posteriormente, na violência contra mulheres e contra crianças. “Trabalhando na área da psicologia jurídica com homens que haviam sido acusados de agressores, comecei a ouvir depoimentos e relatos que me levaram à discussão da violência bidirecional, ou seja, sofrida e perpetrada pelos parceiros íntimos. Essas reflexões me instigaram a investigar as situações de violência quando essa era vivenciada pelos homens.”

Para a pesquisa, o referencial de tipos de violência baseou-se na lei nº 11.340/2006 e abordou a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Com isso, foi realizado um levantamento, por meio de entrevistas online, e utilizados cinco instrumentos de avaliação. Foram analisados a presença e os tipos de violências existentes na relação íntima; o perfil do uso de substâncias, como álcool e outras drogas; os sintomas depressivos; e os sintomas de ansiedade. O estudo também fez uso de um instrumento sociodemográfico para avaliar o perfil econômico e social dos entrevistados. De acordo com a acadêmica, em um segundo momento, “a investigação foi realizada a partir de um roteiro semiestruturado para que os entrevistados falassem sobre a agressão vivenciada, suas percepções sobre a busca de auxílio especializado e em relação ao serviço oferecido no município de residência de cada um”.

Segundo Ana Cláudia, foram obtidas 320 entrevistas válidas, sendo que, dentre essas, 109 homens se enquadraram como vítimas de violência. Dos fatores avaliados, o mais recorrente foi o instrumento que apontava as agressões psicológicas e o controle de comportamento. Além disso, a análise mostrou que homens vítimas de violência apresentam mais sintomas de depressão e ansiedade. Foi constatado, também, que homens que sofrem violência abusam, com mais frequência, de substâncias, como tabaco e maconha, se comparados aos que não sofrem agressão.

Com base nos depoimentos, a doutoranda assinala que, em primeiro lugar, os homens indicam terem sofrido a violência psicológica, seguido da física, moral, sexual e financeira. A insatisfação com o serviço oferecido diante da violência vivenciada e a falta de busca por auxílio também foi destacada. Ana Cláudia observa ainda que os homens não se reconhecem como vítimas, mesmo apresentando essas características. “Isso nos leva a reconhecer a importância do tema e da necessidade da conscientização do público de forma geral.”

O professor Orientador Lélio Moura Lourenço pondera as questões envolvidas sob a perspectiva da inovação do trabalho apresentado. “O tema gerou uma certa polêmica porque a violência contra a mulher é muito mais representativa, as intervenções são mais voltadas às mulheres, o que está certo, pois elas são as que mais sofrem mesmo. Contudo, a pesquisa abre uma vertente de estudo pouco explorada no Brasil e traz resultados que mostram que existe um grupo de homens que sofre violência e que é preciso ações de intervenção.”  

Contatos:
Ana Cláudia Ferreira Cezario (doutoranda): ana_cfc@yahoo.com.br
Lélio Moura Lourenço (orientador): leliomlourenco@gmail.com

Banca avaliadora:
Lélio Moura Lourenço (UFJF)
Laisa Marcorela Andreoli Sartes (UFJF)
Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov (UFJF)
João Eduardo Coin de Carvalho (UNIP)
Carla Ferreira de Paula Gebara (UCP)

Outras Informações: 2102-3103 – Programa de Pós-graduação em Psicologia