Cinco equipes participarão da 7ª edição da competição do projeto de robótica, LinusBot, que será realizada no próximo dia 14. O evento é organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A competição, com início previsto para as 12h, e aberta ao público, acontecerá no anfiteatro da Engenharia – ao lado da cantina –  e envolverá 25 estudantes calouros.

O integrante do PET, Luis Arthur Novais, ressalta que que o projeto começa com  orientações aos calouros. “Vamos às aulas desses novos estudantes, para conferir quem tem interesse em participar. A partir daí, repassamos ensinamentos sobre programação, eletrônica e componentes, que eles precisarão para criar o robô. Em seguida, os participantes têm um período para, sozinhos, programarem e montarem o robô.”

A última etapa do LinusBot, então, é a competição em si. O objetivo é montar um robô seguidor de linha, ou seja, que identifique e siga um determinado trajeto no chão. Segundo Novais, esses modelos são muito usados em indústrias, para carregar motores, por exemplo. Vence a equipe que conseguir fazer com que o robô percorra o percurso em menor tempo. Além de seguir a linha, ele deve desviar de um objeto no caminho. Cada equipe terá oito minutos para correr na pista. Caso os alunos achem que seu robô está devagar, ele pode ser retirado para que seja colocado um novo código.

Nos intervalos da competição, será feito um quiz com a plateia. “O objetivo do projeto em si, não só da competição, é aproximar os calouros da Engenharia, já que eles pegam primeiramente só cálculo e física, e não veem nada prático”,conclui Novais.

Outras informações: LinusBot no Facebook