Semana da Matemática - João XXIII (Foto: Divulgação)

Oficina de Origami: professora Cláudia Tavares preparando os alunos para a competição de avião de papel (Foto: Divulgação)

Um campeonato de lançamento de aviões de papel mobilizará nas próximas quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade faz parte da Semana da Matemática que está sendo realizada desde a última segunda-feira, 6.

O campeonato é resultado das atividades desenvolvidas pelos alunos na oficina de Origami –  tradicional arte de dobradura japonesa, que cria diferentes peças por meio de dobras geométricas -, ministrada pela professora Cláudia Tavares. Segundo ela, os alunos aplicarão os conhecimentos da matemática também no dia do lançamento dos aviões: “Vamos construir uma tabela organizando as informações de cada grupo, observando a distância e o tempo no ar. Com esses dados, iremos descobrir a velocidade de cada avião”. Ainda de acordo com a professora, os alunos têm se envolvido muito em cada atividade: “É um momento de diversão e aprendizado”.

Já os alunos do segundo ano do ensino médio receberam a visita da professora Denise Salazar, que trouxe a Oficina Estudo das funções seno e cosseno com apoio do Geogebra (software gratuito que permite a inserção de funções trigonométricas, revelando seus respectivos gráficos).” Denise revela que a ideia dessa atividade é a resolução facilitada dessas funções, trabalhando com atividades constantes presentes no cotidiano, como o ciclo da lua, a batida do coração, a música, etc.

O professor Rajane Veber ressalta a importância dessa semana para os alunos e para o próprio colégio: “As atividades estimulam quem tem afinidade com a área de Exatas e também servem para desmistificar a área da Matemática para os alunos que revelam maiores dificuldades. Nós mostramos que é possível resolver problemas de diferentes formas. Além disso, é a oportunidade de mostrar que Matemática não é apenas números e cálculos, mas que tem seu lado lúdico e que se desdobra nas coisas da sociedade”.

As atividades continuam ao longo da semana para os alunos do ensino fundamental I e II, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).