A troca de experiências entre o pesquisador e os alunos foi o ponto forte do projeto "A ciência que fazemos". (Foto: Iuri Fontana)

Atrações são gratuitas e integram programação da 2ª Mostra de Extensão (Foto: Iuri Fontana)

Buscando aproximar a sociedade dos trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade oferece uma série de atividades e serviços abertos ao público de todas as idades, como parte da programação da 2ª Mostra de Ações de Extensão. Nessa quinta-feira, 9, diversos projetos de extensão irão promover performances e atendimentos para os visitantes da tenda localizada na Praça Cívica da UFJF, das 13h às 17h. Entre as atrações estão uma performance de ginástica rítmica e a realização de testes de acuidade visual para o público.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, “a expectativa é de que o campus receba cerca de 200 crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade, que terão acesso aos projetos desenvolvidos”. Serão apresentações culturais, com interação entre o público e as ações.

Atendimento
Coordenado pela professora Luzia da Glória Coelho, o programa Clínica Adolescente oferece, há 20 anos, tratamento bucal e ortodôntico para crianças e adolescentes. Nessa quinta-feira, os alunos e professores envolvidos no projeto vão aplicar questionários aos visitantes da tenda, buscando fazer uma triagem entre o público e encaminhar os interessados para tratamento na Clínica.

Além disso, serão exibidos painéis – com relatos de casos já tratados pelo programa, ou ainda em tratamento -, explicando o funcionamento da Clínica, e os alunos voluntários farão recomendações preventivas para a saúde bucal. Luzia avalia que o tratamento voltado para esse público auxilia os pacientes num momento delicado da vida, promovendo a auto-estima dos jovens, além de sua saúde bucal.

Os participantes do programa Olho Vivo – coordenado pela professora Zuleyce Pacheco -, por sua vez, realizarão testes de acuidade visual para o público e atividades lúdicas para promover a saúde visual de crianças. Às 16h, também ocorre a entrega das doações de óculos – arrecadados durante uma campanha do projeto – para estudantes da rede pública de ensino.

Cultural
Coordenado pelo professor Márcio Guerra, o projeto Domingo no Campus busca aproximar a comunidade do entorno da UFJF, oferecendo atividades de recreação no espaço da Universidade, fomentando o senso de pertencimento da população. Durante o evento, serão exibidas fotos e relatos de bolsistas do projeto – visando divulgar os avanços obtidos desde o retorno do Domingo no Campus. Haverá ainda contação de histórias para os visitantes.

Desde 2014 organizando oficinas e seminários voltados para a valorização e divulgação da produção de samba por artistas juiz-foranos, o projeto Ponto do Samba – coordenado pelo professor Carlos da Cunha Junior – realiza a apresentação de algumas das músicas presentes nos dois CDs gravados pelo projeto. Os álbuns são compostos por diversas músicas do repertório da cidade, executadas por artistas locais.

Esporte
O programa Iniciação em Ginástica Rítmica – coordenado pela professora Adriana Leite – busca proporcionar às crianças experiências esportivas em ginástica rítmica, realizando exercícios semanais na Faculdade de Educação Física (Faefid) da UFJF. Nessa quinta-feira, o grupo de participantes do projeto fará uma apresentação na tenda.

Ao todo, participam do evento, com performances, atividades e atendimentos, 19 projetos de extensão da UFJF, voltados para públicos de todas as idades.

Inovação e Tecnologia
Marcando o final de sua programação, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) realiza, na sexta-feira, 10, também na tenda, uma série de atividades abertas ao público. Às 9h, a segunda etapa da competição entre as Equipes da UFJF: grupos de alunos de diversos cursos que buscam aplicar os conhecimentos de forma prática.

Mais tarde, às 14h, será realizada a final presencial do quiz de inovação e empreendedorismo. O jogo – que consiste em responder corretamente uma série de perguntas sobre empreendedorismo, inovação e gestão do conhecimento – está disponível online para todo o público. Inscreva-se no quiz.
Além disso, ao longo do dia, serão expostas as tecnologias desenvolvidas no interior da Universidade, como o
drone e um modelo de energia renovável voltado para os alunos do ensino médio.

Programação completa