Evento chega à sua sexta edição e se caracteriza como um “sarau científico” (Foto: Divulgação)

Evento chega à sua sexta edição e se caracteriza como um “sarau científico” (Foto: Divulgação)

Abusos e violações de direitos humanos em empresas acontecem com certa frequência. Com a perspectiva de debater o tema, salientar em quais proporções esses acontecimentos se repetem e apresentar o perfil e seu campo de atuação, o Centro de Direitos Humanos e Empresas da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (Homa-UFJF) participa da 6ª edição do Ciência ao Bar, que ocorre nesta terça-feira, 31, às 19h, no Bar Arteria. O evento traz a professora da Faculdade de Direito da UFJF, Manoela Roland, para conversar com o público sobre as violações de direitos humanos cometidas por empresas transnacionais e o trabalho do Homa-UFJF na identificação dessas violações e propostas de mudanças na atual legislação brasileira.

De acordo com a professora, que realiza a palestra intitulada “Empresas e Direitos Humanos: uma agenda de resistência para a América Latina”, a importância do tema em questão está em “mostrar ao público a nossa perspectiva de direitos humanos afastada da responsabilidade social corporativa; salientar que são necessários mecanismos de reparação efetiva, atuando com as premissas de direitos humanos, diferentes de outros que venham sendo utilizados pelas empresas, como forma de mitigar sua responsabilidade no âmbito das próprias colocações para promover sua marca; apresentar a agenda internacional de negociação de um tratado de direitos humanos em empresas que estamos acompanhando e abordar a questão do crime ambiental da bacia do Rio Doce”.

Marcela Roland destaca ainda a importância de levar a temática de direitos humanos para fora do ambiente acadêmico, ressaltando que “todos somos defensores dos direitos humanos”, e que devido ao atual momento político vivido pelo Brasil, não é difícil “fazer uma relação em que reformas propostas pelos governantes rechaçam os direitos humanos, atendendo fortemente a interesses empresariais”.

Ciência ao Bar

A cada edição do Ciência ao Bar, que ocorre às terças-feiras, um pesquisador apresenta, durante 25 minutos, um tema de sua área de pesquisa e, em seguida, são reservados 90 minutos para participação do público que, entre rodadas de chope e tira gostos, pode participar com perguntas e contribuições sobre o assunto.

A edição sobre violação de direitos humanos por empresas transnacionais do Ciência ao Bar ocorre nesta terça-feira, 31, às 19h, no bar Arteria, localizado na Rua Oswaldo Aranha, 535.