Com o objetivo de dar visibilidade às iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovendo intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade acontece na próxima semana, entre os dias 6 e 11 de novembro. Entre suas atividades, haverá uma programação específica voltada para o Programa de Treinamento Profissional, Programa de Monitoria, de Educação Tutorial e de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU), organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Treinamento Profissional
Estão programadas apresentações orais de até 15 minutos para os projetos de Treinamento Profissional, organizados em um dos seguintes Grupos de Trabalho (GT): Ciências da Vida, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e TP-Administrativo/ TP-Coordenação de Graduação.

As apresentações desses GT estão programadas para os dias 7 e 8 de novembro (terça e quarta-feira), de 8h às 12h, ocorrendo simultaneamente nos Anfiteatros 2 e 3 do Centro de Ciências e no Anfiteatro das Pró-Reitorias.

Mostra de trabalhos dos GET, PET e PU
Entre as 14h e 17h do dia 7, haverá uma mostra de trabalhos dos Programas de Educação Tutorial (PET) e Grupos de Educação Tutorial (GET), além do Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU) na Praça Cívica. Serão 6 equipes de PET e 8 de GET.

Mesa redonda
No dia 8 de novembro, o Anfiteatro das Pró-reitorias recebe, às 15h, uma mesa redonda de monitoria, com o tema “Programa de monitoria como espaço formativo”. A mesa será composta por João Alfredo Braida (Pró-Reitor de graduação da Universidade Federal da Fronteira do Sul – UFFS); Ivana Damásio Moutinho (professora da Faculdade de Medicina da UFJF); Letícia Gomes de Oliveira (aluna do curso de Nutrição da UFJF). As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através deste formulário.

A programação completa dos eventos voltados para programas de Treinamento Profissional e de Monitoria pode ser conferida neste link.

Seminário debate formação qualificada de professores para a educação básica
Já entre os dias 10 e 11 de novembro (sexta e sábado), ocorre o V Seminário de Iniciação à Docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Com o tema “Formação Docente no Pibid: Entre a Potência e a Resistência”, o evento ocorre no Instituto de Ciências Exatas (ICE) e na Faculdade de Educação (Faced) da UFJF.

A iniciativa visa refletir sobre as ações de docência da Universidade, alicerçadas nas atuais políticas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre a formação qualificada de professores para a educação básica. O evento também pretende socializar os diferentes impactos que o Pibid tem conquistado ao longo dos últimos oito anos em Juiz de Fora.

Os interessados deverão fazer suas inscrições – que são gratuitas – pela internet, até o dia 2 de novembro (quinta-feira), preenchendo este formulário eletrônico.

Supervisores, coordenadores, professores e alunos poderão trocar ideias sobre as experiências vividas no cotidiano das escolas, as práticas pedagógicas construídas, os materiais produzidos e as pesquisas realizadas. “Acreditamos que será uma oportunidade para conhecer, socializar, discutir e repensar práticas que acontecem nas instituições formadoras, no interior das escolas e na interface entre elas. O Seminário, neste ano, também serve como instrumento para fortalecer a luta nacional pela permanência do Pibid, ameaçado com reformulações de um novo projeto formativo ainda não publicado pelo MEC”, afirma Angélica Cosenza, que compõe a comissão organizadora.

Bolsistas de iniciação à docência, de supervisão, de Treinamento Profissional e monitoria da UFJF; coordenadores de área, institucionais, e de gestão; além de representantes das parceiras do Pibid, como a Capes, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, e membros de outras Instituições de Ensino Superior estão convidados a participar do Simpósio.

Atualmente, o PIBID contempla 277 bolsistas na UFJF, entre estudantes dos cursos de licenciatura, professores da escola básica e docentes da Universidade, que coordenam 21 projetos de iniciação à docência.

A programação completa do evento pode ser conferida neste link.

Outras informações:
(32) 2102-3975 (Pró-reitoria de Graduação)