Mostra de Patologia Maxilofacial (Foto: Alexandre)

Trabalhos realizados na mostra realizada em 2016 (Foto: Alexandre)

A fim de conscientizar alunos para  facilitar o diagnóstico precoce de lesões maxilofaciais e melhorar o tratamento, a prevenção e a qualidade de vida das pessoas, a Faculdade de Odontologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a Mostra de Patologia Maxilofacial. O evento, que está em sua nona edição, ocorre em duas sessões, uma no próximo dia 7, e outra no dia 14, das 10h às 17h, no Laboratório de Patologia da Faculdade de Odontologia.

A proposta do evento é dinamizar o estudo por meio da criatividade e do incentivo aos alunos para que participem com dedicação. Durante toda a mostra, os participantes podem interagir com os estudantes expositores, esclarecer dúvidas e levantar questões. De acordo com uma das professoras orientadoras do projeto, Gisele Maria Campos Fabri, o conteúdo dos trabalhos “aborda desde lesões comuns, como a úlcera aftosa recorrente, que é uma lesão benigna, porém prevalente, passando por lesões pré-malignas, como a leucoplasia, até lesões malignas, como o câncer de boca”.

Os trabalhos a serem expostos foram elaborados ao longo do período letivo por alunos de graduação do quarto, do quinto e do sexto períodos de Odontologia. As pesquisas são embasadas em artigos científicos, e os alunos receberam orientação de professores, monitores e alunos da pós-graduação. Para a dinâmica de apresentação, os materiais foram feitos a partir de relatos de casos, que serão explanados junto a modelos em três dimensões, preparados pelos próprios estudantes, da microscopia da lesão maxilofacial abordada no estudo.

“Procuramos estimular os alunos a buscarem artigos científicos, motivá-los a desenvolver o perfil de trabalho científico, por meio de revisão de literatura, elaboração de relatos de casos e apresentação do trabalho em si para outros alunos. Assim, eles estão sendo treinados para se apresentarem em um evento científico”, ressalta Gisele.

O evento é direcionado aos estudantes, tanto de graduação, quanto de pós-graduação, da Faculdade de Odontologia da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3851 (Faculdade de Odontologia UFJF)