Orquestra

Orquestra Sylvio Gomes, com regência e arranjos do fundador, apresentou repertório composto por músicas autorais (Foto: Victor Marcelino)

A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu mais uma edição do Domingo no Campus. Com muita música, diversão e brincadeiras, o público teve a oportunidade de participar de diversas atrações. Uma das novidades desta edição foi a Orquestra Sylvio Gomes que apresentou um repertório composto por músicas autorais.  

A regência e os arranjos da orquestra são do próprio fundador, Sylvio Gomes, que destacou a importância do projeto. “A finalidade é levar música de qualidade à população de Juiz de Fora. Nossa proposta é levar cultura até o povo e nada melhor do que poder fazer isso aqui na Universidade”.

Outra novidade foi a presença da Associação Herculano Pires, localizada no bairro Sagrado Coração de Jesus, zona sul de Juiz de Fora. Um grupo de 45 pessoas, sendo 32 crianças, participou pela primeira vez do evento.

Associação Herculano

O professor Edwaldo Sérgio (à direita) levou um grupo da Associação Herculano Pires para participar do evento (Foto: Victor Marcelino)

“Viemos por dois motivos. Primeiro porque vimos uma oportunidade para que as crianças e os adolescentes tenham acesso a muitas coisas que eles não têm no dia a dia.  Mesmo estando próximos ao campus (cerca de 7 km), é um universo muito distante. O segundo motivo são as atividades em si. Eles têm a imagem da Universidade como um espaço acadêmico, mas, agora, conseguem entender que também é um espaço de lazer”, explicou Edwaldo Sérgio, professor da Faculdade de Turismo da UFJF e participante da Associação Herculano Pires.

Outras atrações, que já fazem parte do evento, também agitaram a manhã deste domingo. O DJ Pedro Paiva foi o primeiro a se apresentar. Em seguida foi a vez da Contação de Histórias, com Nilcéa Braga, e a Música Popular Nutritiva (MPN), com a nutricionista e cantora Tânia Bicalho. Os presentes também participaram das oficinas de bordado, artesanato e alongamento. “Estou achando o evento muito legal. Um espaço para cada idade. Um espaço elaborado para cada um se divertir”, contou Caio César, de 17 anos, morador do bairro Sagrado Coração de Jesus e participante do projeto da Associação Herculano Pires.

Priscila

A administradora Priscila Fayer acha importante a integração entre a Universidade e a população da cidade (Foto: Victor Marcelino)

A administradora Priscila Fayer levou a filha Laura para aproveitar as atividades desenvolvidas na Praça Cívica. A moradora do Alto dos Passos destacou a integração que a Universidade oferece à comunidade. “Abre espaço para os moradores do São Pedro participarem das atividades, assim como para toda a população da cidade. Acho que o pessoal recebe bem a gente. Vejo um interesse muito grande da comunidade”.

O Domingo no Campus é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e atual deputada federal Margarida Salomão.