Na Solbridge aulas serão em inglês (foto: Solbridge)

Na Solbridge, na Coreia do Sul, bolsas são integrais e as aulas acontecem em inglês (foto: Solbridge)

Duas instituições conveniadas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão oferecendo oportunidades para estudo e pesquisa no exterior. A SolBridge International School of Business, na Coreia do Sul, dispõe de duas bolsas integrais de intercâmbio para graduandos da UFJF, e o Käte Hamburger Kolleg da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, lançou edital de bolsas para pesquisadores com pós-doutorado.

No caso da universidade da Coreia do Sul, as inscrições devem ser realizadas diretamente com a instituição até o dia 1º de janeiro. As oportunidades são para os cursos de Bachelor of Business Administration (BBA) e Master in Business Administration (MBA) em Marketing, Finanças e Gestão de Empresas. As aulas são em inglês, sendo necessário certificado de proficiência.

O ex-aluno da UFJF Rodrigo Ribeiro Coimbra, que atualmente leciona na instituição coreana, pontua que o ambiente internacional da instituição propicia ao discente a possibilidade de aumentar a network, vivenciar novas culturas e aprender novas línguas. “Além disso, o estudante tem alojamento e uma infraestrutura planejada para facilitar o ambiente acadêmico”, comenta ele.

Por causa do convênio, os alunos da UFJF são isentos de pagar a matrícula e o valor do curso. Os gastos apenas se resumem ao custo de moradia, café da manhã,  semana de orientação e atividades, totalizando em 1230 dólares para alunos de graduação e 1345 para os de MBA.  As aulas começam em março de 2018. Veja como se inscrever.

Bolsa de pesquisa na Alemanha

Financiado pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha, o Käte Hamburger Kolleg é um centro de excelência em Ciências Sociais. Criado em 2013, dedica-se à “Global Cooperation Research”, explorando as possibilidades e limites da cooperação multilateral e global.

As bolsas oferecem estadias máximas de até 12 meses e têm início a partir de março de 2018. Além disso, o edital prioriza pesquisadores com propostas relativas a “Caminhos e Mecanismos de Cooperação Global” e “Cooperação Global em condições de Governança Policêntrica”. As inscrições vão até o dia 19 de novembro.

Outras informações:

Käte Hamburger Kolleg /  Applications: Research Fellowships 2018/2019