Público da 6ª Jornada de Divulgação Científica acompanhou o lançamento dos produtos Eis àQuestão (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Público da 6ª Jornada de Divulgação Científica acompanhou o lançamento dos produtos Eis àQuestão (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Você sabia que o boto, além de malemolente sedutor, é capaz de nadar para trás? E que a baleia orca é, na verdade, um golfinho? E se é realmente impossível afundar no Mar Morto? Pois você pode ter acesso a esse e outros segredos do universo científico com um simples clique em seu smartphone ou computador, pelo aplicativo do Eis a Questão, agora disponível para Android, IOS e PC.

Além do game, o projeto oferece diversos conteúdos que apresentam, de forma leve e interativa, as pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como as animações e o podcast, tratando de temas do cotidiano sob uma perspectiva científica.

“Nossa intenção é comunicar a ciência para um público jovem, aproximando a carreira científica do estudante. Essas formas de divulgação ampliam a comunicação da ciência, com o objetivo de influenciar o senso comum e respaldar a população, para que possamos tomar decisões mais corretas em nosso dia a dia”, aponta a coordenadora de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional, Bárbara Duque.

A estreia oficial do projeto, realizada nesta quarta-feira, 25, no Centro de Ciências da UFJF, contou com a participação dos alunos que visitavam a 6ª Jornada de Divulgação Científica e viram, em primeira mão, os materiais do Eis a Questão. A programação do evento incluiu, também, uma oficina de programação com Tiago Gouveia, responsável pelo desenvolvimento do Game, que fez um passo-a-passo dessa produção.