(Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

Vice-reitora Girlene Silva participou da solenidade e ressaltou a persistência dos estudantes, que não desistiram, mesmo passando por um período de grandes dificuldades (Foto: Ivan Bretas/UFJF-GV)

O campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) comemorou, nesta quarta (11), mais uma conquista acadêmica. A solenidade de formatura da primeira turma de Odontologia ocorreu no auditório da Unipac e marcou o encerramento do período acadêmico de 21 formandos.

Para a vice-reitora da UFJF, Girlene Silva, a formatura representa não apenas a conquista dos estudantes, mas também a renovação do desafio coletivo de lutar por uma educação pública de qualidade no Brasil. “Lembro dos obstáculos que vocês tiveram que superar para estar aqui hoje. Mesmo com as dificuldades, os estudantes não desistiram e, assim, provocam a Instituição para que ela também não desista. Peço, então, que vocês continuem lutando pelo ensino público deste país, através de um compromisso com a sociedade que hoje os recebe”, declarou.

Com o mesmo sentimento de dever cumprido, o paraninfo da turma, Luiz Eduardo de Almeida, considera o acontecimento uma conquista de todos os envolvidos na graduação: “as dificuldades não nos impediram de realizar uma educação de excelência. Lutar por um ensino público de qualidade é possível, é viável e vale a pena. A cerimônia de hoje reforça a qualidade do curso de Odontologia da UFJF-GV e o empenho dos estudantes, professores e servidores”.

O formando Iago Gomes Mota relatou, com orgulho, o significado da formatura para ele nesta manhã: “Tive um problema de saúde às vésperas da formatura e passei por uma cirurgia ontem, o que quase me impossibilitou de estar presente. Então, agora, ver que deu tudo certo e contemplar a felicidade no rosto da minha família e dos meus amigos é maravilhoso”.

Muito orgulhosa também estava Márcia de Oliveira, madrinha da formanda Thais Cristina de Oliveira. Ela relatou, emocionada, sua satisfação em ver a sobrinha e afilhada formando na UFJF-GV. “Eu choro o tempo todo, é uma conquista muito grande para todos eles. Agora é hora de buscar oportunidades de trabalho, mas não será difícil, pois a UFJF é uma Universidade muito boa, excelente na formação dos estudantes”..

Estavam presentes a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões Cardoso de Melo; o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o diretor do campus avançado de Governador Valadares, Peterson Andrade, o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai; o diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Denis Perdigão, e a representante do Diretório Central dos Estudantes, Lorena Miranda de Carvalho.