O concurso “Ponte nas Escolas, organizado pelos alunos do Programa de Ensino Tutorial (PET) Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) consiste na construção de pontes por alunos do nono ano de escolas públicas. A atividade está em sua quinta edição e conta com a participação de oito escolas da zona nordeste de Juiz de Fora.

A montagem das pontes é feita utilizando duas folhas de papel cartão e cola. Segundo os organizadores, o objetivo da competição é fornecer conhecimentos básicos de mecânica em problemas de engenharia; ensinar o aluno a comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita além de incentivar o trabalho em grupo e estimular a criatividade. Cada escola é representada por uma equipe formada por seis alunos do nono ano. No total, 48 alunos das escolas públicas estão envolvidos no projeto.

Os moldes das pontes são entregues aos alunos prontos, a fim de que recortem e montem. A estrutura que suportar o maior teste de carga é a vencedora. Em caso de empate ganha a que tiver menor tempo de execução. A montagem das pontes aconteceu na segunda e terça-feira, dias 9 e 10, na Escola Georg Rodenbach, que fica no Bairro Grama, local onde também vai acontecer o teste de carga, no próximo sábado, 21, às 8h.

Para integrante do PET Civil, Thainá Faria, a importância do projeto para os alunos é que além do aprendizado dos conceitos acontecer de maneira prática, desenvolve-se o interesse pela engenharia civil. “É muito importante despertar esse brilho nos olhos  dos alunos, principalmente das escolas públicas, para a área e para a Universidade. Mostrar um pouco da profissão, para que sentam um gosto de como é ser engenheiro e como é projetar”.

Ainda segundo a estudante, o concurso é um despertador de intelectualidade e curiosidade para os mais diversos ramos da ciência. Ela destaca que é significativo participar desse concurso, uma vez que foi aluna de escola pública. “O concurso é um incentivo. Dá para ver a empolgação dos alunos em testar o projeto, a ponte que eles montaram”.

O concurso consta no plano de atividades anual do PET e envolve os 14 membros do programa. Nesta edição as escolas participantes são Escola Marcos Freesz; Escola Fernão Dias Paes; Escola Paulo Japyassu; Escola União da Betânia; Escola Georg Rodenbach; Escola Arlette Bastos; Escola Marília de Dirceu; Escola Theodoro Frederico Mussel.

Como premiação será oferecido para a equipe vencedora uma visita ao Centro de Ciências, medalhas e prêmios patrocinados pela ArcelorMittal.

Outras informações: pet.civil@engenharia.ufjf.br ou Página do PET Civil no Facebook.