(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Reitor Marcus David ressaltou o momento especial para a Universidade em receber novos profissionais, mesmo em meio a um cenário difícil no país (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Em cerimônia realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias, nove servidores tomaram posse, na tarde desta segunda-feira, 9, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sete técnico-administrativos em Educação (TAEs) e uma docente foram efetivados para o campus Juiz de Fora, e um TAE atuará em Governador Valadares. O ato, presidido pelo reitor Marcus David, contou com a participação de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade. O evento foi iniciado com um vídeo de boas-vindas aos novos funcionários da UFJF. Servidores já atuantes nos locais de trabalho dos recém-chegados desejaram boa sorte aos novatos.

A professora Fernanda Campos Machado tomou posse para o Departamento de Odontologia Social e Infantil da Faculdade de Odontologia. Ela está de volta à faculdade onde já atuou como professora substituta, fez doutorado, graduação e especialização. “Tenho uma paixão muito grande pelo ensino na minha área, a odontopediatria, e espero levar isso para os alunos, tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. É muito bom voltar, a gente se sente em casa, muito bem acolhido e com uma expectativa muito grande em realizar um bom trabalho.”

As famílias dos novos servidores também participaram da confraternização. Haroldo Lobo dos Santos Nascimento tomou posse como técnico de Laboratório de Biologia em Juiz de Fora e levou a esposa Ana Cláudia, que também é TAE na UFJF, e o filho, Tomás, de 3 meses. “Para mim é um momento muito especial assumir um cargo público, algo que eu sempre quis e batalhei para isso. Ainda mais nesse momento de crescimento da família, vai ajudar bastante ter essa estabilidade”, observou o técnico, que fez a graduação e o mestrado em Ciências Biológicas na Universidade.

Confira mais fotos da cerimônia

Tradutores de Libras
Dois novos tradutores e intérpretes em Linguagem de Sinais foram efetivados para trabalhar em Juiz de Fora. Natállia Maia Silva Moraes de Souza é bacharelanda em Letras Libras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e está no processo de mudança. “Nessa área da tradução e interpretação em língua de sinais, a gente estava com poucas vagas nas universidades. E Juiz de Fora é perto do Rio de Janeiro. Além disso, todo mundo falava que a UFJF é super boa de se trabalhar. Tudo se encaminhou para que eu viesse para cá”, afirmou Natállia, destacando o desejo de ajudar a tornar a UFJF cada vez mais uma referência no país.

O outro tradutor e intérprete que chega à Universidade é Fabiano Lúcio Alcântara Bonato, que já mora em Juiz de Fora há nove anos. “A expectativa é a melhor possível. Quero muito começar o trabalho e somar, contribuir com a Universidade e mostrar o nome da UFJF, a qualidade do nosso trabalho”, disse Bonato, que é pós-graduado em Libras, interpretação e tradução, pela Uníntese/Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Momento especial
O reitor da UFJF, Marcus David, presidiu a cerimônia de posse dos novos servidores. David classificou a chegada dos trabalhadores como especial e destacou o crescimento da Universidade, mesmo em uma conjuntura de dificuldades. “A UFJF vem se desenvolvendo, crescendo, se mantendo, mesmo em um cenário tão difícil como o que nós estamos vivendo. Então é um momento muito especial, por contarmos com novos trabalhadores, que passaram por processos tão complexos para chegar até aqui. É importante dar os parabéns a todos eles, pelo sucesso e à Universidade por contar com esses novos servidores”, disse.