Em um universo historicamente marcado pela presença masculina, a política ainda é um campo com inúmeras barreiras a serem superadas pelas mulheres. De acordo com relatório divulgado pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), o Brasil ocupa a 115ª posição no ranking mundial de presença feminina no Parlamento dentre os 138 países analisados na pesquisa. Entretanto, apesar da baixa colocação, o relatório apontou que a participação de mulheres na política brasileira cresceu 87% entre janeiro de 1990 e dezembro 2016, 6% a mais do que a média mundial no período.

Com intuito de debater as razões para essas dificuldades e apontar saídas para uma maior diversidade de gênero na política, o Centro de Pesquisas Sociais (CPS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, na quinta-feira, dia 19, às 17h, no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH), a mesa-redonda “Mulheres e Participação Política”.

Nesta edição, o evento contará com a participação da vereadora de Belo Horizonte (MG), Áurea Carolina (PSOL), da vereadora do Rio de Janeiro (RJ), Marielle Franco (PSOL), e da cientista política e professora da UFJF, Marta Mendes da Rocha.

O evento é gratuito e aberto ao público geral. As inscrições podem ser feitas via internet.  A mesa faz parte do ciclo Gênero em Sociedade, iniciado em maio deste ano. O objetivo é demonstrar a amplitude dos estudos e pesquisas sobre gêneros em diferentes áreas, como Ciências Humanas, Sociais e Biológicas, a partir da participação da comunidade externa nos debates.

Outras informações: (32) 2102-3104 – Centro de Pesquisas Sociais (CPS)