A doutora Fernanda Bassoli Rosa durante a defesa de sua tese (Foto: Fayne Ferrari)

A doutora Fernanda Bassoli Rosa durante a defesa de sua tese (Foto: Fayne Ferrari)

A análise crítica e a formulação de novas práticas para o desenvolvimento profissional de docentes direcionaram a tese da doutoranda Fernanda Bassoli Rosa. A pesquisa “Desenvolvimento profissional de professores: reflexão crítica e colaboração” foi defendida no Programa de Pós-graduação em Química, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Fernanda explica que o estudo surgiu através de observações feitas sobre os processos de formação continuada de professores, desenvolvidos no Centro de Ciências da UFJF desde 2006. “Buscamos avançar nessa formação para que se aproxime ao modelo emancipatório-político, que foca na autonomia do professor e na capacidade de ser crítico com relação ao seu próprio trabalho. Isso possibilita transformações nos contextos de atuação a partir de discussões que são mais amplas que a sala de aula.”

A tese foi elaborada a partir de reflexões sobre a transmissão e a produção de conhecimento de professores de Ciências que atuam na educação básica em Juiz de Fora. Com o questionamento sobre quais objetivos de formação os profissionais almejam, foi constituído um grupo colaborativo de pesquisa-ação. Nesse modelo, as práticas de formação continuada são elaboradas em parceria com os professores da educação básica, de acordo com suas demandas.

Foi possível verificar, a partir do estudo, que o processo de formação do grupo colaborativo possibilitou aos professores envolvidos uma consideração crítica sobre suas práticas docentes. Fernanda relata que “também foram verificados indícios de mudança nos discursos e práticas dos professores, especialmente sobre a transição no papel de transmissores de conhecimentos para mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes.”

“Foram verificados indícios de mudança nos discursos e práticas dos professores, especialmente sobre a transição no papel de transmissores de conhecimentos para mediadores no processo de aprendizagem dos estudantes.” (Fernanda Bassoli Rosa)

O professor e orientador, José Guilherme Lopes, aponta que a tese traz importantes contribuições sobre a formação docente. “A pesquisa realizada com o grupo abre caminhos para a co-produção de conhecimentos entre professores da Universidade e da educação básica, a partir de uma metodologia que possibilita simultaneamente o desenvolvimento profissional docente e a produção de conhecimentos pelos professores em um processo interativo dentro da própria pesquisa”, avalia.

Para a doutoranda, ainda existe, nas escolas, uma cultura de isolamento na prática docente. “Mediante a complexidade da profissão e com as transformações sociais que estão acontecendo, enfatizamos a necessidade de trabalhar na perspectiva de colaboração, análise e produção conjunta de conhecimento.”

O professor e orientador, José Guilherme Lopes, aponta que a tese traz importantes contribuições sobre a formação docente (Foto: Fayne Ferrari)

O professor e orientador, José Guilherme Lopes, aponta que a tese traz importantes contribuições sobre a formação docente (Foto: Fayne Ferrari)

Formação continuada de professores

Para aproximar conhecimentos e pesquisas acadêmicas às demandas do ensino básico, são realizadas, no Centro de Ciências da UFJF, atividades que favorecem a continuidade da formação de professores e investigam questões relacionadas a esse universo de ensino. São desenvolvidas questões relacionadas à Educação Científica não-formal e à divulgação das Ciências e da Cultura Científica, a fim de despertar o interesse popular e de estudantes.

O trabalho realizado desde a criação do Centro para a formação continuada de professores foi aprimorado com a colaboração de grupos de estudo e pesquisa da UFJF, como é o caso do Grupo de Estudos em Educação Química (GEEDUQ), que possibilitou o desenvolvimento desta tese. “O trabalho da Fernanda ajuda ampliar as perspectivas da formação de professores, pelo Centro de Ciências, inserindo diferentes referenciais teóricos e estudos na área, tendo em vista as necessidades do ensino básico e a integração com os conhecimentos que os estudos acadêmicos podem oferecer”, acrescenta Lopes.

Contatos:

Fernanda Bassoli Rosa (doutoranda)

fernandabassoli340@gmail.com

José Guilherme da Silva Lopes (orientador – UFJF)

guilherme.lopes@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:

Prof. Dr. José Guilherme da Silva Lopes (orientador – UFJF)

Prof. Dr. Júlio Emílio Diniz Pereira (UFMG)

Profa. Dra. Carmen Fernandez (USP)

Profa. Dra. Maria Assunção Calderano (UFJF)

Profa. Dra. Ivoni de Freitas Reis (UFJF)

Outras informações: (32) 2102 – 3309 – Programa de Pós-Graduação em Química