Diretora da DRI, Bárbara Daibert e o professor Alfredo Dachary da UdG oficializaram acordo (Foto: Fayne Ferrari)

Na manhã desta terça-feira, dia 4, a  Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oficializou o convênio entre a UFJF e a Universidade de Guadalajara (UdG), do México, representada pelo professor Alfredo Dachary. O acordo tem como finalidade estreitar os laços de pesquisa, incentivar a troca de saberes e visa a atender alunos e professores no compartilhamento de conhecimento acadêmico, firmando a parceria entre as duas instituições.

Dachary destacou a possibilidade do intercâmbio de alunos entre as duas instituições. “Através dessa rede, poderemos enviar alunos da UdG para a UFJF e vice-versa, fortalecendo o conhecimento e a troca de experiências”.

Segundo o professor do Departamento de Turismo da UFJF, supervisor da visita e coordenador do Acordo de Cooperação UFJF-Udg, Thiago Pimentel, o acordo começou há mais ou menos dois anos com atividades pontuais. “Várias ações foram evoluindo desde o primeiro encontro para que fechássemos o acordo com um planejamento de forma regular e perene.” Dentre os pontos firmados, Pimentel ressalta a mobilidade de estudantes e professores que certamente vai aumentar diante a oficialização do acordo. “Temos estudantes brasileiros. Um deles ingressou em um período de curta duração e outro está fazendo doutorado na UdG, mas agora certamente esse número aumentará”, destaca.

A diretora da DRI, Bárbara Daibert, destaca a semelhança entre os países para reforçar o acordo horizontal instituído. “O México é um país estratégico para nossa Universidade.  Brasil e México são dois países que têm muita semelhança e, assim, podemos aprender a forma como cada um lida com suas questões sociopolíticas e também na área das soluções com o Turismo. Nossos alunos podem se beneficiar bastante com esse intercâmbio.”

O acordo assinado engloba todas as áreas de conhecimento da Universidade, permitindo mobilidade de estudantes, professores e técnicos-administrativos (TAEs). Participaram da formalização do acordo a diretora da DRI, Bárbara Daibert; o professor do Departamento de Turismo da UFJF e coordenador do Acordo de Cooperação UFJF-UdG, Thiago Duarte Pimentel; o professor da UdG, Alfredo Dachary e a responsável pelo setor de acordos e redes da Diretoria de Relações Internacionais da UFJF, Andressa Soares.

O professor Dachary continua seu ciclo de palestras e lançamento de livro até o fim desta semana. Os eventos são abertos ao público e geram certificado de participação. Confira a programação completa.

Outras Informações: (32) 2102-3389 ou  thiago.pimentel@ich.ufjf.br