gae“Bios” — um tipo de vida estruturada na articulação constante entre corpos — é o tema da 5ª Edição do GAE Expande, evento que vai reunir, pela primeira vez em Juiz de Fora, artistas e pesquisadores de diferentes áreas, interessados por arte e ecologia. O encontro acontece nesta quarta-feira, 4, no Centro de Ciências da UFJF, das 13h às 17h. A entrada é aberta e gratuita.

Promovido pelo pelo Grupo de pesquisa em Arte e Ecologia (GAE), o evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio do Programa de Ações Continuadas do Capacete, um espaço de arte e pesquisa aberto ao público. Nesta edição, são convidados pesquisadores das áreas de Geografia, Biologia e Artes. “A partir da demanda de outras edições, surgiu o interesse em falar sobre a interação dos corpos com uma visão além da artística”, comenta o artista e um dos organizadores do evento, Matheus de Simone.

Conhecimento interdisciplinar

“Um dos objetivos do evento é mostrar para comunidade acadêmica a importância do diálogo entre diferentes áreas que se relacionam”, argumenta Matheus. Para incrementar a discussão, estão presentes os pesquisadores Juliane Lopes, com um trabalho sobre o comportamento de insetos, e Leonardo Carneiro, com uma pesquisa sobre comunidades quilombolas. O campo artístico esta representado por Letícia Nabuco e Mariana Lage, responsáveis por abordar pesquisas sobre dança, presença e performance.

Os encontros do GAE são mensais e, a cada edição, são propostos temas atuais que dialogam diretamente com a sociedade e podem ser discutidos no âmbito da arte. A pretensão é que as próximas edições sejam intercaladas entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora.

Outras informações:

GAE Expande