(Foto via VisualHunt.com)

Programação do evento, aberto à comunidade, contempla áreas como design social, de moda e gráfico (Foto via VisualHunt.com)

Pesquisadores e comunicadores se reúnem nesta quinta-feira, 5, no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para discussão e reflexão acerca do modo com o design é produzido socialmente. O evento, aberto à comunidade, é organizado pelo professor do IAD, Marcelo Lacerda, que coordena o Grupo de Pesquisa Design e Imagem da UFJF e participa do Grupo de Pesquisa Design e Artesanato da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Não é necessária inscrição para participar.

De acordo com Lacerda, o objetivo das palestras é desmistificar a ideia de que o design existe apenas como uma atividade técnica, com metodologias práticas para a configuração de produtos. “O design é também uma produção social, realizada através das relações sociais. Não existe um ‘criador’ que produza fora da sociedade, como tantos imaginam; ele está nela, atuando também como usufruidor. Na verdade, este criador cria dentro de condicionamentos que a sociedade impõe, em um jogo de forças muito determinado”, afirma.

A programação contempla diversas áreas do design, como o design social, de moda e gráfico. O primeiro palestrante, Alberto Cipiniuk, da PUC-Rio, tratará sobre o objeto de design e a obra de arte, com seus valores de uso e troca. Além de Cipiniuk, outros quatro palestrantes foram convidados. As palestras acontecem no auditório do IAD, com mesa de abertura prevista para às 9h15 e primeira palestra às 9h30.

Serão emitidos certificados de participação em atividade complementar mediante lista de presença.

Confira a programação

Outras informações: